Campo Grande(MS) – Dois Policiais Civis do Mato Grosso do Sul, concluíram no mês de Agosto/Setembro de 2018 o Curso de Operações Policiais – COP, realizado pela Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso, por meio da Gerência de Operações Especiais (GOE) e da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).
Ao todo, 24 participantes tiveram a oportunidade de se qualificar pra atuar em situações que exigem um preparo tático especializado e os Policiais Civis Marcos André Santos Chaves, lotado na DP Camapuã/MS e Dirceu Martins da Costa Júnior, lotado na DP Bataguassu/MS, concluíram o referido curso e receberam o certificado de conclusão do curso no último dia (6).
Marcos e Dirceu foram os Policiais Civis selecionados pelo GARRAS – Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros, para representar o Estado de Mato Grosso do Sul, e estão entre os integrantes de forças policiais de todo o país que concluíram o Curso de Operações Policiais – COP, dentre o número de 40 inscritos.
Os treinamentos começaram no dia 13 de Agosto e foram ministrados instruções no BOPE e do GOE no Mato Grosso, totalizando 240 horas.
O curso possuiu 16 disciplinas dentre elas Introdução e Adaptação Policial, Técnicas de Patrulha Rural; Orientação e Comunicação, Armamento e Tiro, Técnicas Operacionais de Aplicação Específica, Deslocamento Tático, Aproximação Cerco e Transposição de Obstáculos; Adaptação em Altura e Salvamento Aquático; Sobrevivência Policial e Combate Velado, Entradas Táticas/Resgate de Refém; Abordagem a Pessoas e Veículos, Explosivos, Patrulha em Áreas de Alto Risco, Emboscada e Contra Emboscada e Resgate de Policial Ferido, Cinotecnia, Algemação e Imobilização, Noções sobre Atirador de Precisão Policial, Atividade Física e Defesa Policial, Equipamentos Não letais e Aplicabilidade.
O objetivo do curso de Operações Policiais (COP) é aperfeiçoar as condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais dos policiais durante o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão. O evento é uma realização do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol).
Marcos e Dirceu compõe agora um seleto grupo de 13 Policiais Civis do Mato Grosso do Sul que possuem o Curso de Operações Policiais – COP.
