Campo Grande (MS): No último dia ( 21 ), a Policia Civil em conjunto com Policiais Civis da Terceira Delegacia da Capital e do GOI/DPC Campo Grande , prenderam JOSÉ HELENO DE OLIVEIRA LIMA (55), ex-policial militar do Estado do Acre, por Furto Mediante Fraude.
Conforme informações JOSÉ HELENO é um antigo conhecido da Polícia, já foi preso diversas vezes por praticar crimes semelhantes e foi novamente autuado em flagrante pelo furto de um automóvel, sendo identificado então como autor de outro crime, retornando ao cárcere.
O autor se encontra no mundo do crime há muito tempo e tem um modus operandi bastante peculiar, pois pratica furtos se apresentando como prestador de serviço, geralmente abordando funcionários do lar, fingindo executar qualquer serviço, ao que, pedindo ajuda para a pessoa que se encontra na casa, adentra o recinto e furta os objetos.
Também aplica golpes se apresentando como comprador de automóveis e, a pretexto de fazer um test drive ou distraindo a atenção do vendedor de outra maneira, foge com o bem.
Neste caso atual, o autor agiu exatamente dessas duas maneiras. JOSÉ HELENO já foi preso por crimes semelhantes em 2013, quando se passava por profissional de cercas elétricas, e em 2017, quando se apresentava como instalador de TV a cabo.
Em todos os casos, o autor pede para que o morador segure um fio e vá até outro cômodo da casa, aproveitando-se para cometer o furto.
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul adverte aos cidadãos que adotem as cautelas necessárias ao atender qualquer tipo de serviço domiciliar, instruindo corretamente os funcionários que atendem diretamente as pessoas à porta de casa.