A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) e a Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol), vai realizar em Campo Grande o I Curso de Operações Táticas Especiais (COTE). Para dar detalhes sobre o curso, aconteceu nesta quarta-feira, 16/03, uma entrevista coletiva na sede do Garras, que contou com a presença do Delegado-Geral da Polícia Civil – Roberto Gurgel de Oliveira Filho, do Diretor do Departamento de Polícia Especializada – Delegado Edilson dos Santos Silva, do Delegado titular do Garras – Fábio Peró e do Coordenador do COTE – Investigador Fabiano Alécio Manfrin.
De acordo com o Delegado-Geral, o curso terá duração de 1.444 horas, o equivalente à carga horária de três pós-graduações. O objetivo é capacitar policiais para agir em situações extremas, que fogem à rotina normal.
“É um curso completo do ponto de vista operacional, com corpo docente altamente qualificado. Queremos proporcionar, meios, métodos e mecanismos de qualidade aos nossos policiais, para que continuem desempenhando um brilhante trabalho, atendendo aos anseios da população sul-mato-grossense. Nós sempre vamos dar total e irrestrito apoio a cada um deles para que possam se qualificar cada vez mais”, reforçou Gurgel Filho.
Ao todo serão disponibilizadas 50 vagas para a capacitação, sendo 30 para policiais civis do Mato Grosso do Sul (MS), 5 para policiais lotados no Garras e 15 para policiais de outras forças e outros estados. Vale ressaltar, que os dois policiais civis do MS mais bem colocados no curso serão lotados no Garras.
O curso acontecerá entre 10 e 14 semanas, com aulas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Haverá a etapa rústica, fase técnica e de operações.
Para os interessados, as inscrições serão realizadas de 09 a 31 de maio, sendo que nos dias 13 e 14 de junho será o Teste de Aptidão Física e no dia 16 de junho será o Teste de Aptidão Técnica. O início do curso será no dia 07 de julho de 2022
Para que o COTE aconteça, a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul conta com a parceria da Marinha, DOF, DEFRON, Força Aérea, Depen, PRF, Tático 3 de Goiânia-Go, GOI-MT, DOE/Brasília, COT da PF, além de contar com instrutores do Fera de Manaus e do Tigre do Paraná.
Mais informações no link: https://www.pc.ms.gov.br/garras-oferece-50-vagas-para-o-i-curso-de-operacoes-taticas-especiais-da-policia-civil/