7ª Reunião do Grupo de Trabalho, referente a implantação do Sistema Nacional de Gestão Pericial.

  • Publicado em 24 nov 2016 • por •

  • Brasília (DF): Nos dias 22 e 23 de novembro de 2016, foi realizada a 7ª Reunião do Grupo de Trabalho, referente a implantação do Sistema Nacional de Gestão Pericial. O evento ocorreu no anexo 2, do Ministério da Justiça, em Brasília.

    Durante o evento, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Periolli, comentou sobre a importância do fortalecimento das Perícias Criminais Estaduais, através da implantação do Sistema Nacional de Gestão Pericial que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça.

    No ano de 2016, a SENASP criou um grupo de trabalho, composto por Peritos Criminais, representando cada uma das cinco regiões do Brasil, com o objetivo de repassarem seus conhecimentos à equipe de técnicos do SERPRO, para a modelagem de negócios do sistema.

    Até o presente momento foram realizadas de sete reuniões, na SENASP, para a fase inicial de levantamento de requisitos que o sistema deverá conter.

    Para o ano de 2017, o grupo de trabalho continuará participando de reuniões mensais, na SENASP, para validar cada módulo a ser desenvolvido pelo Ministério da Justiça.

    O grupo de trabalho se reunirá novamente nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2016, para discutir sobre as alterações da Portaria n. 82/2014, da SENASP, a qual estabelece as diretrizes relativas a cadeia de custódia.

    Vários são os benefícios com a implantação do sistema, entre eles pode-se citar:

    1. A padronização nacional dos nomes dos exames pericias;
    2. A padronização nacional dos modelos de laudos periciais;
    3. A geração de estatísticas padronizadas e em tempo real, a nível nacional e estadual;
    4. A produção de conhecimento para uso estratégico da SENASP e dos órgãos de Perícia;
    5. A troca de informações de laudos periciais entre os órgãos de Perícia;
    6. O melhor direcionamento do gestor público para realizar a compra de equipamentos e investir na contratação de novos peritos oficiais para o enfrentamento da Criminalidade.

    O sistema permitirá:

    1. a geração de requisição de exames pericias eletrônicas, com assinatura digital, pela autoridade requisitante;
    2. a geração de laudos periciais de forma automatizada, diminuindo erros e padronizando os procedimentos e métodos;
    3. o uso de tablets ou smartfones, em locais de perícias externas para a coleta de dados;

    reuniao

    Estiveram presente no evento:

    Da esquerda para a direita:

    • Rodrigo Farias, Diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Senasp
    • Alexsandro Procópio da Silva, Perito Criminal de MS, integrante do Grupo de Trabalho, representando a Região Centro-Oeste
    • Jorge Júnior, Perito Criminal, integrante do Grupo de Trabalho representando a Região Sudeste
    • Ricardo Guanaes Cosso, Perito Criminal Federal, Coordenador Geral do Plano de Implantação e Acompanhamento de Programas Sociais de Prevenção e Violência da SENASP
    • Celso Periolli, Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça
    • Waldiney Brandão Lopes de Oliveira, Perito Criminal do Pará, integrante do Grupo de Trabalho, representando a Região Sudeste
    • Márcio Rodrigues Diniz, Perito Criminal da Bahia, integrante do Grupo de Trabalho, representando a Região Sudeste
    • Daniel Caixeta Barroso, Perito Criminal de MG, coordenador do Grupo de Trabalho

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também