CAMPO GRANDE (MS): Hoje (11/04), às 16h30 no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol), o Governado do Estado, Reinaldo Azambuja, acompanhado pelo novo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, dará posse aos Delegados de Polícia, Dr. Antônio Carlos Videira, no cargo de Secretário-Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública e ao Dr. Marcelo Vargas Lopes, no cargo de Delegado Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em vaga decorrente da aposentadoria do Dr. Roberval Maurício Cardoso Rodrigues. Será também empossado no cargo de Superintendente de Segurança Pública, ao Cel. PM Deusdete Souza de Oliveira Filho.
O Dr. Marcelo Vargas Lopes, nascido aos 11 de novembro de 1964, em Campo Grande (MS), pertence à Classe Especial da carreira de Delegado de Polícia, tendo ingressado na Instituição Polícia Civil em 03 de julho de 1990, onde ocupou diversas funções entre as quais a titularidade do então Grupo de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (GARRAS), Chefia da Divisão de Recursos e Apoio Policial (DRAP), Delegacias Especializadas de Polícia, Assessorias e Diretorias de Polícia como a Diretoria de Polícia do Interior. Entre outras ações de repercussão pública, foi responsável pelo esclarecimento do homicídio de Dorcelina de Oliveira Folador, ex-prefeita de Mundo Novo (MS).
Como classista, o Delegado Marcelo Vargas foi eleito presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol/MS) por quatro mandatos, sendo responsável por várias conquistas sociais e profissionais da categoria. Ocupa ainda o cargo de Vice-Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol/Brasil).
Com grande experiência na gestão policial, o novo Delegado Geral informou que uma de suas metas principais é a de valorização da Instituição Polícia Civil, com a motivação de todos os componentes para juntos cumprir a missão constitucional de “Servir e Proteger”, respondendo de imediato ao aumento da criminalidade em Mato Grosso do Sul.
O Dr. Antonio Carlos Videira, nascido em 28 de setembro de 1969, em Santa Isabel do Ivaí (PR), entrou na Polícia Civil sul-mato-grossense em 1990 como Escrivão de Polícia, atuando sempre na região de Dourados (MS). Através de concurso público, tornou-se Delegado de Polícia, chegando a Titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), chegando posteriormente ao cargo de Delegado Regional de Polícia de Dourados, em 2011.
Em 14 de janeiro de 2015 foi nomeado Superintendente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) onde em sua ascensão profissional chega agora ao cargo de Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública. Para sua vaga foi empossado o Coronel PM da reserva Deusdete Souza de Oliveira Filho, que já ocupou a direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS) e o cargo de Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.