Itaquiraí (MS): Ação conjunta entre DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e Delegacias de Polícia Civil da Regional de Naviraí com apoio da Polícia Militar, culminou na apreensão na manhã de hoje, de uma aeronave Beech Aircraft, Modelo A36 (Bonanza) prefixo, PP-BAR, carregada com drogas e fuzis.
Policiais Civis do DRACCO receberam na manhã de hoje, no acompanhamento sistemático e especializado desenvolvido pelo DRACCO no bojo da operação HÓRUS, informações de que uma aeronave teria realizado um pouso de emergência numa propriedade rural, situada em Itaquiraí.
De imediato, foram acionadas as delegacias de policia civil de Itaquiraí, Iguatemi e Naviraí, para que se dirigissem ao local dos fatos, constatando a veracidade da informação. O piloto teria se embrenhado numa mata fechada.
Equipe do DRACCO assumiu a ocorrência e se desloca para a região para as providências envolvendo apuração versando sobre tráfico de drogas (modal aéreo) e organização criminosa, bem como promover as buscas para prisão do autor, pesagem da droga e demais providências
Após serem informados sobre a queda de avião e área rural da cidade, o delegado de polícia titular da Delegacia de Itaquiraí, juntamente com investigadores da DRP/Naviraí, DP Itaquiraí, 1º DP Naviraí e da Polícia Militar, através do 12° Batalhão Naviraí, compareceram ao local onde iniciaram as investigações. Passados algumas horas, os investigadores conseguiram localizar o piloto da aeronave escondido em uma propriedade rural cerca de 7 km do local do acidente.
O piloto um indivíduo de 25 anos, oriundo do Estado de Tocantins, confirmou estar pilotando a aeronave, porém apresentou uma pane o qual não conseguiu identificar, forçando a realizou o pouso de emergência.
O DRACCO atuou em flagrante o piloto de 28 anos que tentou fugir do local após proceder a um pouso de emergência na área rural de Itaquiraí, não possuindo o mesmo habilitação para comando de aeronaves. Além da aeronave avaliada em R$ 1.500.000,00, foram ainda apreendidos 417,900kg (quatrocentos e dezessete quilogramas e novecentos gramas) de pasta base distribuídos em 40 tabletes, e ainda, três fuzis de grosso calibre, sendo um do tipo AK 47, calibre 762×39, um de calibre 308win; outro calibre 732×51, bem como, 297 (duzentas e noventa e sete) munições de calibre diversos. a aeronave foi removida do local pela equipe especializada do DRACCO e as diligencias seguem em andamento para deslinde total dos fatos.
Editado para acréscimo de informações