Campo Grande (MS): O novo Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, foi empossado ontem, 22/02, como Presidente do Conselho Superior da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (CSPC/MS). A transmissão do cargo aconteceu às 17 horas, no auditório da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e contou com a presença do secretário Antônio Carlos Videira, além dos conselheiros e convidados.
Durante a passagem do comando do CSPC, o ex Delegado-Geral, Adriano Garcia Geraldo, agradeceu ao secretário e governador pela oportunidade de ter estado a frente da Polícia Civil e também agradeceu a todos os servidores, que estiveram ao seu lado, contribuindo para elevar os índices da instituição nacionalmente. Dentre as melhorias realizadas durante sua gestão, Adriano destacou as reformas de todas as delegacias da capital e interior, entregas de viaturas, coletes, armamentos, inauguração das “Salas Lilás”, concurso, implementação salarial, indenização para quem responde por mais de uma unidade, além de outros e concluiu desejando sucesso ao novo Delegado-Geral.
Ao assumir o posto, Roberto Gurgel Filho falou da gratidão que tem por ter sido acolhido pelo Mato Grosso do Sul há 15 anos e por fazer parte da Polícia Civil do Estado. Filho de policial e professora, o novo Delegado-Geral disse que vai buscar meios para que a PCMS seja ainda melhor do que já é. “Pretendemos estruturar ainda mais a nossa Polícia, para que continue alcançando altos índices positivos nacionalmente. Amanhã [hoje], já iniciaremos um planejamento para melhoria de recursos humanos, físicos e materiais, pensando na qualidade do trabalho que pretendemos entregar para a população sul-mato-grossense”, reforçou.
Presente na solenidade, o secretário Antônio Carlos Videira, agradeceu ao ex Delegado-Geral pelo trabalho desenvolvido e desejou sucesso ao novo comandante da pasta, colocando a Sejusp à disposição, para que a Polícia Civil continue prestando um serviço público de excelência. “Temos nove meses para finalizar a gestão estadual e neste período queremos entregar novas viaturas, cadeiras ergonômicas, pneus, mobiliários e suprimentos para deixar nossas polícias com condições de converter essas benfeitorias em um excelente resultado. A Polícia Civil tem um papel muito importante, que é oferecer segurança pública de qualidade e para isso, espero que você [Roberto Gurgel Filho] tenha o compromisso de acompanhar as estatísticas, olhar o que a população espera, verificar onde estão os gargalos e as dificuldades, para que possa atuar de forma precisa, dentro do que a população precisa”, finalizou.
O Conselho Superior da Polícia Civil é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade o planejamento, coordenação, fiscalização e supervisão da atuação da Polícia civil, velando pelo cumprimento de suas funções constitucionais e princípios institucionais. O CSPC se reúne ordinariamente uma vez por mês, podendo haver reuniões extraordinárias. Atualmente o Conselho Superior da Polícia Civil está sob a coordenação do Delegado Wellington de Oliveira.