Campo Grande (MS): O Delegado Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, juntamente com a Delegada Geral Adjunta, Rozeman Geise Rodrigues de Paula, o diretor da Acadepol – delegado Devair Aparecido Francisco, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp – delegado André Matsushita, entre outras autoridades participaram da Aula Inaugural do Curso de Formação Policial para os cargos de Perito Forense (Médico Legista e Perito Criminal), Perito Papiloscopista e Agente de Polícia Científica. A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da faculdade Insted.
A previsão é que as aulas tenham duração de 80 dias.
O Delegado André Matsushita falou sobre a importância do concurso para a Administração Pública e dos candidatos se tornarem policiais civis. “Ser policial muda a vida de qualquer um (…) Um policial tem tatuado em seu corpo a sua função por mandamento legal conforme o Código de Processo Penal. Em nome da Secretária de Justiça e Segurança Pública dou as boas vindas a todos vocês e desejo que seja um curso sensacional para todos e em breve espaço de tempo façam parte da família Polícia Civil”.
Em sua fala, o Delegado Geral destacou a responsabilidade atribuída aos novos alunos. “Há algum tempo atrás me perguntaram sobre a importância do curso de formação e posso dizer para os senhores que a principal é transformar pessoas comuns em policiais. Com o mais absoluto respeito, vocês chegam aqui hoje como os melhores colocados do concurso prestado, mas ainda são pessoas comuns e nossa missão é transformá-los em policiais. Hoje vocês enxergam determinadas situações com um olhar e nossa missão é fazer com que enxerguem com o olhar de policial. Esses 80 dias de academia serão tensos, desgastantes, mas o nosso objetivo é que vocês se tornem os melhores policiais civis desse Estado.”
Roberto Gurgel falou ainda sobre o reconhecimento nacional da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul quanto a elucidação de crimes de homicídio e apreensão de entorpecentes. “A perícia tem um papel extremamente importante em nossa sociedade (…) Através dos laudos periciais constatam a materialidade delitiva e, através do trabalho dos senhores será possível a elucidação dos crimes e aquilo que é necessário para uma sociedade se sentir segura: colocar o criminoso na cadeia”.
O Delegado Geral agradeceu ainda ao governo do Estado, nas pessoas do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Infraestrutura Eduardo Ridel e do secretário de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira que permitiram a ampliação no número de vagas destinadas ao concurso. “Nós tínhamos uma previsão de 55 vagas de agentes de polícia científica para a Academia e hoje somos mais de cem e isso se deve ao pensamento de Estado dessas três pessoas anteriormente citadas. A vida de cada um de vocês que, no dia de hoje realizam um sonho, passa pela decisão dessas três pessoas. Portanto que possamos fazer jus ao investimento, não financeiro, mas ao investimento na vida de cada um dos senhores que deixem de ser pessoas comuns e passam a ser policiais.”, finalizou.
O diretor da Acadepol – delegado Devair Francisco – falou sobre a importância da fase de instrução. “Vocês receberão durante todo o curso, através do nosso corpo docente, uma gama de informações que darão um norte a ser seguido neste sacerdócio de Servir e Proteger. É importante que saibam que as capacitações não se encerram aqui nesta fase que se inicia. Os senhores e senhoras terão ao longo da vida funcional inúmeras oportunidades e mesmo a obrigação de se manterem atualizados para manter a qualidade do serviço prestado pela nossa Polícia, atendendo da melhor forma possível a nossa população. Os senhores e senhoras serão extremamente exigidos durante a Academia, porém todo esforço será recompensado com a merecida nomeação”, destacou.
Também participaram do evento o diretor do Departamento de Polícia Especializada, delegado Edilson dos Santos; o diretor do Departamento de Polícia da Capital – delegado Wellington de Oliveira; o diretor do Departamento de Polícia do Interior – delegado Lupércio Degerone Lúcio; o diretor do Departamento de Inteligência Policial – delegado Odorico Mesquita; o diretor do Departamento de Recurso e Apoio Policial – delegado Jairo Carlos Mendes; o coordenador do Departamento de Polícia Especializada – delegado Fernando Villa de Paula; o coordenador de assuntos educacionais da Acadepol – delegado Paulo Sérgio Laureto e a coordenadora de administração da Acadepol – delegada Rozely Molina.
As aulas serão realizadas na Acadepol nos períodos matutino, vespertino e noturno e, posteriormente, em estágios supervisionados.