Nesta quinta-feira (16) é comemorado a o Dia do Ouvidor. A data foi instituída pela ex-presidente Dilma Rousseff, que transformou em lei o Projeto de Lei nº 764/2007, de autoria do deputado federal mineiro Geraldo Thadeu, conforme a Lei nº 12.632/2012.
O Dia do Ouvidor é comemorado em 16 de março, pois foi nesta data, no ano de 1995, que foi criada a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman), em João Pessoa, na Paraíba.
O reconhecimento legal fortalece o papel do ouvidor, cujo objetivo é garantir e dar voz, tanto interna quanto externamente, ao cidadão, ao consumidor e ao funcionário. Desta forma, o ouvidor transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão, recurso precioso para garantir um serviço ou produto de excelência. O ouvidor dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um estado democrático.
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul possui uma Ouvidoria, comandada pela Delegada Sidnéia Catarina Tobias. Por meio da Ouvidoria, o cidadão pode fazer denúncias, reclamações, elogios, sugestões e dar informações.
Você consegue acessar a Ouvidoria da Polícia Civil por meio do site www.pc.ms.gov.br , clicando no ícone OUVIDORIA, ou entrar em contato através do telefone 197, que dentro de aproximadamente 90 dias já estará implementado.