Porto Murtinho (MS): O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Delegacia Geral da Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho inaugurou nesta segunda-feira, 14/03, uma Sala Lilás, na Delegacia de Polícia Civil de Porto Murtinho-MS.
A solenidade contou com a presença do Delegado Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, da Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, Diretor do Departamento de Polícia do Interior – Delegado Lupérsio Degerone Lúcio, Delegado Regional de Jardim – Amylcar Eduardo Paracatu Romero, Delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jardim -Marina Lemos Monteiro Conceição e prefeito Nelson Cintra.
O projeto denominado Sala Lilás do Governo do Estado teve início em 2015 no Instituto Médico e Odontológico Legal (Imol), onde mulheres vítimas de violência doméstica eram separadamente atendidas em uma sala pintada de lilás, dando-lhes, assim, mais intimidade e dignidade em seu atendimento.
Observando o aumento do número de mulheres vítimas de violência doméstica, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul viu a necessidade de um projeto que pudesse ajudar no combate desse tipo de violência, oferecendo um atendimento diferenciado e especializado, tendo então, em 2019, reestruturado o projeto inicial supramencionado para a “Sala Lilás da Polícia Civil”. Um espaço diferenciado para o atendimento e registro de ocorrências que envolvam casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, estendendo inclusive o atendimento para as crianças e adolescentes vítima do mesmo tipo de violência.
Ao chegar à delegacia buscando atendimento, a vítima será direcionada à Sala Lilás e lá ela fará o registro da sua ocorrência, além de receber concomitantemente o atendimento psicossocial, que será disponibilizado através da parceria feita neste momento com a Prefeitura Municipal. A Prefeitura Municipal, como parceira do projeto, disponibilizará profissionais da psicologia e da assistência social, por meio de uma escala de sobreaviso, a disposição da Delegacia de Polícia.
Com a implantação das Salas Lilás da Polícia Civil chegar-se-á ao atendimento idealizado pela Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e Adolescente, onde teremos um atendimento humanizado, acolhedor e eficiente na apuração de crimes envolvendo mulheres e crianças vítima de violência doméstica e sexual.