CORUMBÁ (MS): A Polícia Civil de Corumbá prendeu na manhã de terça feira (29) os responsáveis pelo roubo seguido de morte do Militar da Reserva da Marinha EVALDO PEREIRA (59). O crime ocorreu na madrugada do dia 19/11, quando JEZRREL RAMALHO RAMOS (18), EWERSON MARTINS CAMPOS (20) e o menor G. M. M. S. (17) se encontraram com a vítima em sua casa utilizando a desculpa de que queriam beber com ele. As chamadas com as quais combinaram o encontro ficaram registradas no aparelho telefônico de EVALDO, inclusive as conversas feitas por mensagens de texto.
EVALDO foi morto com uma pequena faca de serra. Foram dois golpes, o primeiro na face e o segundo no pescoço.
Durante a fuga, um dos autores pulou o muro e teve acesso a uma igreja onde quebrou o vidro da porta e se feriu com estilhaços, em seguida deixou cair em uma casa vizinha o seu aparelho telefônico. Na manhã seguinte ele voltou para buscar o celular, mas o proprietário do imóvel decidiu registrar um Boletim de Ocorrência de Achado de Coisas, já que achou estranha a desculpa do rapaz que afirmava ter sido roubado próximo dali. O aparelho foi então entregue na Polícia Civil.
A partir daí a Polícia Civil começou a fechar o cerco em relação à autoria do fato. Testemunhas que estiveram com a vítima algumas horas antes de sua morte, bem como pessoas que viram e ouviram a movimentação anormal na casa de EVALDO foram peças fundamentais para identificarmos a autoria, as circunstâncias e fecharmos a cronologia do crime.
Achado do corpo
EVALDO tinha como hábito comparecer à casa de sua mãe todos os dias no período da manhã, e no sábado (19) sentindo a sua ausência, seu irmão se deslocou por volta de 17h para a casa onde ele residia sozinho. Lá ele verificou que o veículo da vítima estava estacionado na pista de rolamento próximo ao portão, porém ele não atendia aos chamados. Pulou então o muro e logo se deparou com o corpo caído no chão e muito ensanguentado.
Motivação
De acordo com os autores, o objetivo era roubar alguns bens da vítima, inclusive o automóvel comprado dois dias antes de sua morte. A aquisição foi exibida em sua rede social algumas horas antes do crime.
Os autores já haviam combinado sobre a partilha dos objetos quer seriam subtraídos, como o celular, o televisor e discutido também sobre a venda do automóvel que ocorreria na Bolívia. Contudo, a falta de conhecimento de manejo de câmbio automático impediu a subtração do carro. Eles levaram apenas a carteira de bolso contendo cartões bancários e uma quantia ainda indefinida de dinheiro.
A prisão dos autores
Já com a autoria definida, o Delegado Regional de Polícia de Corumbá GUSTAVO DE OLIVEIRA BUENO VIEIRA foi acionado pela equipe plantonista da Delegacia de Polícia Civil de Ladário com a informação de que um dos autores do latrocínio estava prestando esclarecimento sobre a procedência de sua bicicleta, provável produto de furto. Sabendo disso, o autor foi conduzido para a Delegacia Regional de Corumbá para explicar o roubo do celular do qual afirmava ter sido vítima há alguns dias atrás.
Em uma situação de extremo estresse psicológico, e ainda machucado pelos estilhaços de vidro que quebrou durante a fuga, o autor não demorou a confessar que ele e outros dois primos, todos residentes no município de Ladário, haviam matado EVALDO para roubá-lo. Imediatamente os outros autores foram buscados em suas casas em Ladário, e também confessaram o delito.
Os dois criminosos foram indiciados pelos crimes de Roubo, se da Violência Resulta Morte e o menor infrator apreendido pelo ato infracional análogo ao crime de Roubo, se da Violência Resulta Morte.



