Publicado por Keila Flores
Como parte da Operação Shamar, a Delegacia de Polícia Civil de Glória de Dourados realizou uma palestra no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nesta quinta-feira, 22/08. Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao “Agosto Lilás” e celebração dos 18 anos da Lei Maria da Penha.
O evento contou com a presença de aproximadamente 340 pessoas, incluindo famílias atendidas pelo CRAS. Durante a palestra, foram discutidas as diversas formas de violência previstas na Lei Maria da Penha, incluindo violências institucionais, religiosas e obstétricas.
Atualizações legislativas também foram destacadas, como a tipificação das violências psicológicas, preferências em exames de corpo de delito, e a inclusão de mulheres transgênero sob a proteção da lei. Além disso, foram abordadas inovações, como a possibilidade de solicitar medidas protetivas de urgência sem registro de boletim de ocorrência.
O evento também destacou a importância de uma rede de apoio contínua para o combate à violência de gênero, lembrando que, embora agosto seja um mês de conscientização, o combate deve ser diário. Foi reforçado aos profissionais presentes das demais áreas, em especial da saúde, a obrigação legal de notificação compulsória a Autoridade Policial em caso de suspeita de vítima de violência doméstica.
Grande destaque foi dado à importância da rede de apoio. Denúncias sobre violência domésticas podem ser feitas pelos seguintes números: 180 (disk denúncia), 190 (Polícia Militar) e (67) 3466-1597 (Delegacia de Glória de Dourados).





