O Dia das Mães é sempre comemorado no segundo domingo do mês de maio e visa homenagear a mulher em sua mais profunda essência: a maternidade.
Segundo alguns historiadores, essa comemoração nasceu das festas romanas em honra da Deusa Cibele, também conhecida por “Magna Mater” (Grande Mãe), sendo que após a cristianização do Império Romano passou-se a comemorá-lo no 4º domingo da Quaresma, homenageando a Virgem Maria e a Igreja-Mãe.
Segundo alguns, o primeiro Dia das Mães comemorados no Brasil foi idealizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no dia 12 de maio de 1918, sendo essa data somente oficializada em 1932 pelo Presidente Getúlio Dornelas Vargas.
Para o escritor Victor Hugo “Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles” e para Honoré de Balzac “O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão”.
Com quase metade de seu efetivo formado por mulheres, inclusive em cargos de direção superior, a Polícia Civil, através de seu Delegado Geral, Dr. Marcelo Vargas Lopes vêm homenagear o “Dia das Mães” dirigindo-se a todas as mães e em especial às mães policiais civis que, mesmo exercendo uma função penosa, que exige completa abnegação que é a de servir e proteger a sociedade, encontram tempo para gerar, parir, criar e educar seus filhos que farão parte dessa mesma comunidade.
 
                
 
                        