CAMPO GRANDE (MS): Reportagem do G1 MS, site jornalístico da TV Morena – afiliada à Globo, foi a vencedora do Prêmio Anac 10 anos, na subcategoria Web, com o trabalho da jornalista Graziela Rezende intitulado: De ferro-velho a clones: operação em MS revoluciona aviação civil no país.
Também foram vencedores do Prêmio Anac 10 anos, na categoria do Telejornalismo, com o trabalho do jornalista Rodrigo Grando intitulado: Polícia de MS analisa relatório da ANAC sobre esquema irregular de reuso de peças de avião.
A matéria foi publicada em 22 de agosto deste ano e retrata uma ação deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em parceria com a Anac e que revolucionou o sistema de vistoria e fiscalização da aviação civil no país, revelando esquemas clandestinos, tráfico de peças e sonegação fiscal. De início, um boletim de ocorrência informava apenas que peças de avião haviam sido furtadas. No entanto, o inquérito da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco) revelou todo o esquema, após 10 meses de buscas.
A matéria corresponde a Operação Ícaro, coordenada pela delegada Ana Cláudia Medina, titular da Especializada.
Em entrevista ao G1, dra. Ana Cláudia Medina explicou que a ação foi um trabalho especializado, diferenciado e com critério, realizado pela Deco. “A operação Ícaro tem um ano e, neste período, 46 aeronaves foram interditadas e também houve a nossa especialização na aviação civil. É também algo que está prevenindo possíveis delitos na segurança de voo”.
A divulgação do prêmio em 1° lugar ocorreu nesta sexta-feira (11) e a premiação ocorrerá no auditório da Agência Nacional da Aviação Civil, em Brasília, no próximo dia 23.
Click no downlod abaixo para ver a matéria.