As polícias Civil e Militar em Costa Rica deflagraram, entre ontem e hoje (16 e 17), a operação “Tabaca”, resultante de um intenso trabalho de inteligência e monitoramento. A ação conjunta visou desmantelar uma associação criminosa responsável por um serviço de entrega de entorpecentes conhecido como “Tabacaria 67”.
A investigação teve início após denúncias e levantamentos apontarem que um indivíduo de iniciais E. (vulgo “Tabacaria”) gerenciava um sistema de entrega de drogas na região. O grupo utilizava veículos diversos (carro, moto e bicicleta) para a distribuição e contava com uma estrutura dividida em funções de armazenamento e gestão financeira.
Desde o dia 4 de dezembro – até o dia 16 – as equipes realizam monitoramento no endereço do líder do esquema e confirmaram a movimentação típica de tráfico.
Nesta quarta-feira (17), durante campana, os policiais flagraram a saída de um comparsa (V.) de um imóvel na Rua Tulipa, utilizado como depósito (conhecido no meio criminal como “guarda-roupa”). Após tentativa de fuga e descarte de material, o indivíduo foi detido com cerca de 1kg de maconha.
No depósito, as forças de segurança prenderam o líder da organização (E.) e o responsável pela guarda da droga (A.). No local, foram apreendidos cerca de 8 kg de maconha escondidos em móveis, além de balança de precisão.
A operação estendeu-se até uma conveniência local, onde foi preso um quarto envolvido (I.), suspeito de ceder o CPF e contas bancárias (via PIX) para a lavagem do dinheiro oriundo do tráfico.
A ação resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de entorpecentes (aproximadamente 9 kg de substância análoga à maconha); um Fiat Uno utilizado nas negociações; 5 aparelhos celulares (incluindo o utilizado para o “disk drogas”) e 1 balança de precisão.
Os envolvidos responderão, conforme suas participações, pelos crimes de Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e Lavagem de Dinheiro. Todos os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências de praxe.
A Polícia ressalta a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias, reafirmando o compromisso das forças de segurança em manter a ordem e combater o tráfico de substâncias ilícitas em Costa Rica.