CAMPO GRANDE (MS) – Dois Policiais Civis do Mato Grosso do Sul, concluíram no mês de Outubro/Novembro de 2017, o 1º Curso de Atirador de Precisão Policial (SNIPER), realizado pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia Geral de Polícia daquele Estado. Ao todo, 20 participantes tiveram a oportunidade de se qualificar pra atuar em situações que exigem um preparo tático especializado e os Policiais Fabiano Alecio Manfrin, do GARRAS e Breno Muniz de Oliveira, do DEFRON, concluíram o referido curso.
Foram 150 horas de aulas, entre teóricas, na APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) e práticas, no estande de tiros da PCRR, no Distrito Industrial de Boa Vista.
Além dos dois Policiais Civis do MS, participam do curso, Policiais Civis de Roraima, militares da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e do Exército, Agentes da Polícia Federal, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Policiais do Mato Grosso e do Amazonas.
A Delegada-Geral da Polícia Civil de Roraima, Edinéia Chagas, comentou que esta é uma forma de investir na qualificação dos profissionais. “Isso para que eles possam ir às ruas e desempenhar um trabalho com segurança. Ter uma polícia especializada é de suma importância para Roraima, por isso abrimos oportunidade para as demais instituições de segurança participarem desta capacitação”, disse.
Instrutor
O instrutor do curso é o subtenente Daniel Rocca, chefe da Unidade de Atiradores de Precisão do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro). Em mais de 18 anos de carreira no BOPE, participou ativamente contra rebeliões de presídios, ações hostis de resgate de reféns, combates em áreas de conflito, e outras missões operacionais. O Sub-Tenente Rocca é hoje considerado o Sniper 01 do Brasil, com reconhecimento internacional.
“Na prática, os atiradores têm atuação direta em diversas situações, entre elas o gerenciamento de crises, como em sequestros com refém, observações urbanas e prestando apoio a equipes táticas em missões, e apoio a equipes executando mandados de busca. Nosso objetivo aqui em Roraima é multiplicar a capacitação sobre a função principal do atirador que é de salvar vidas e não tirar vidas”, explicou Daniel Rocca.
Com o referido treinamento, os dois Policiais Civis de Mato Grosso do Sul são os precursores na área de Tiro de Precisão Policial dentro da PCMS, o que traz mais qualidade nos serviços policias prestados pela Polícia Civil no combate a criminalidade e consequentemente maior segurança para a população do Estado.


