CAMPO GRANDE (MS): O Delegado Geral da Polícia Civil – Dr. Marcelo Vargas Lopes recebeu na tarde desta segunda-feira (24), para um bate-papo a respeito do Outubro Rosa e da participação da Polícia Civil na campanha de prevenção ao câncer. O encontro contou com a presença de policiais civis que deram depoimento nos vídeos desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação da PCMS, Eliana Freitas, Neide Recalde, Norma Jornada e Daniel Laranjeira, Dr. Márcio Molinari – médico urologista e atual presidente da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), Dr. Fabrício Colacino Silva – médico oncologista, Dra. Tatiana Marques – presidente da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica), Gonçalo Neto – representante da Associação dos Homens com Deficiência de Campo Grande e o representante da Associação Amor Pela Vida – Um Gesto de Amor.

Dr. Marcelo Vargas Lopes, Delegado Geral da Polícia Civil e a Dra. Sidnéia Catarina Tobias, Assessora de Comunicação da Polícia Civil
Dr. Marcelo Vargas agradeceu aos policiais que fizeram os vídeos para a PC, na campanha de promoção do Outubro Rosa e do Novembro Azul, enaltecendo a importância dos depoimentos para conscientizar os demais policiais civis e outros que porventura vierem a assistir os vídeos.
Em sua disposição de fazer um trabalho diferente na direção Delegacia Geral, está sempre a valorização e preocupação com o ser humano, nosso policial civil.
O médico oncologista, Dr. Fabrício Colacino Silva, expôs que o Brasil,apesar de toda a estrutura que possui, ainda lida com números relativos ao da Etiópia, com relação a tratamentos de câncer. Ele falou ainda sobre o ônibus que nasceu a partir da necessidade um projeto para dar condições de um diagnóstico preventivo a pessoas que não tem acesso a centros especializados. “A gente chega em cidades menores e, em um dia, a gente colhe o exame que levariam o ano todo pra colher. E isso estamos falando sobre o exame mais barato a ser executado, o preventivo”, explicou.
Dr. Márcio Molinari falou também sobre a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, que possibilita um sucesso de até 95% no combate, bem como nos custos do tratamento.
A presidente da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica), Dra. Tatiana Marques, falou sobre sua experiência pessoal na luta contra o câncer e sua atuação junto à Associação no fortalecimento da luta contra o câncer, através de audiências públicas e ações sociais que possibilitaram o atendimento de mais de 15 mil pessoas.
Estiveram presentes no encontro o Delegado Geral Adjunto – Dr. Antonio Carlos Costa Mayer, a Diretora da Acadepol – Dra. Maria de Lourdes, o Diretor do Departamento de Polícia da Capital – Dr. Pedro Espíndola Camargo, o Diretor do Departamento de Polícia do Interior – Dr. Adriano Garcia Geraldo, o Diretor do Departamento de Recursos e Apoio Policial – Dr. Fabiano Ruiz Gastaldi, o Diretor do Departamento de Polícia Especializada, Dr. Ivan Barreira e a Assessora Especializada de Relações institucionais e Comunicação – Dra. Sidnéia Catarina Tobias.
no images were found
A partir da próxima semana, a Polícia Civil atuará na divulgação do Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades e dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


