BONITO (MS): O Delegado Geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Dr. Marcelo Vargas Lopes participou na tarde desta quinta-feira (18), em Bonito, da Reunião da Câmara de Segurança do Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada, que acontece dentro da programação do IV Fórum dos Governadores Brasil Central.
O encontro tem como objetivo discutir ações de segurança realizadas nas divisas e fronteiras dos Estados participantes assim como a integração entre as forças policiais.
Participam do evento, o secretário nacional de segurança pública, Celso Perioli, além dos secretários de segurança pública, comandantes gerais da Polícia Militar, Delegados Gerais das Policias Civis, representantes das Perícias e Sistema Penitenciário dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Roraima, Maranhão, mais o Distrito Federal. O evento também visa objetivar integrar ações e planejamentos em operações de inteligência e análise criminal.
Evento
O evento teve início com o Secretário Justiça e Segurança Pública – José Carlos Barbosa, e apresentação de vídeo sobre o MS e Presidente do Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada, José Heliton de Figueiredo.
Em seguida foi realizada a apresentação dos trabalhos desenvolvidos e planejamentos integrados dos Comitês Interestaduais de Operações Integradas – Emília Gluck de Podestá; Operações de Inteligência – Wenderson Souza Teles; Análise Criminal, Major PM Geyson Alves Borba; Apresentação do Cenário da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS – José Carlos Barbosa; Exposição da versão final do Pacto Interestadual de Segurança Pública.
Amanhã (19), o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, vem ao Estado para assinar o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada, que prevê ações conjuntas entre todos os Estados na área de segurança pública, especialmente nos pontos de interesse em comum, que são combate ao roubo de cargas, assalto a bancos e tráfico de armas e de drogas, além da desarticulação de facções criminosas.
