CAMPO GRANDE (MS): A Polícia Civil, através da ACADEPOL – Academia de Polícia Civil, deu início nesta quarta-feira (18) ao curso de formação para Perito Médico Legista, congregando os remanescentes do Concurso Público de Provas e Títulos realizado em 2012.
Participaram da solenidade de abertura do curso e da aula inaugural o Dr. Antônio Carlos Videira, Delegado de Polícia e Secretário-Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Cel. PM Deusdete de Oliveira, Superintendente de Segurança Pública, Dr. Marcelo Vargas Lopes, Delegado Geral da Polícia Civil, Dra. Maria de Lourdes Souza Cano, Delegada de Polícia e Diretora da Academia de Polícia Civil-ACADEPOL, Dra. Glória Setsuko Suzuki, Perita Criminal e Coordenadora Geral de Perícias, Dr. Adalberto Arão Filho, Perito Médico Legista, e Dr. Saule Viganó Neto, Perito Criminal e Presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Forense – SINPOF, além de diversas outras Autoridades, Diretores, Coordenadores, Delegados de Polícia, Peritos Criminais, Peritos Médicos Legistas, Peritos Papiloscopista, Escrivães de Polícia Judiciária e Investigadores de Polícia Judiciária, além de todo o corpo docente da Acadepol.
A aula inaugural, proferida pelo Dr. Ronaldo Rosa, Perito Médico Legista, abordou o tema “A importância da Perícia Criminal perante os trabalhos da Polícia Judiciária”, tendo as autoridades acima nominadas feito uso da palavra para saudar e dar as boas vindas aos novos alunos, bem como aos professores, salientando o Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Dr. Carlos Antonio Videira, acerca do empenho do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja em autorizar e implementar o Curso de Formação, já estabelecidas as lotações dos Peritos Médicos Legistas, ora alunos, nas cidades de Dourados e Três Lagoas.
Dr. Marcelo Vargas Lopes, discorreu sobre a importância do trabalho pericial como elemento indissociável da busca pela verdade real no âmbito da investigação criminal, enfatizando que o objetivo da Polícia Civil é o esclarecimento dos fatos em sua totalidade, sem promover defesa ou acusação, e sim a demonstração clara e precisa dos fatos ilícitos ocorridos.
A Delegada de Polícia Dra. Maria de Lourdes Souza Cano, Diretora da Academia de Polícia Civil, elencou os objetivos do Curso de Formação que trará todo o aprendizado aos novos alunos, ressaltando que o trabalho desenvolvido pelo profissional Perito Médico Legista é de suma importância para a atuação de funções de Polícia Judiciária, pois, busca auxiliar nos trabalhos de produzir provas material, mediante análise de vestígios e materialidade para dar subsídios à qualificação, estabelecendo a dinâmica e a autoria dos delitos, no exercício da função de Perito Medico Legista.
A Perita Criminal e Coordenadora Geral de Pericias, Dra. Glória Setsuko, discorreu sobre a necessidade dos novos alunos na atividade profissional em Unidades do Interior do Estado, e que o trabalho em conjunto das Instituições, fortalece os trabalhos de Polícia Judiciária, envolvendo todas as categorias.
O Curso de Formação será ministrado em período integral, totalizando 652 horas/aulas, sendo que a lotação dos profissionais se dará nas Regionais de Dourados e Três Lagoas, atendendo ao interesse público, haja vista a premente necessidade de prover tais localidades de Peritos Médicos Legistas, de modo a auxiliar os trabalhos da Polícia Judiciária.
Acesse a galeria de fotos do evento clicando aqui.
Com informações de Lúdio Espirito Santo