Campo Grande (MS) – Em Mato Grosso do Sul as forças de segurança pública contam com uma importante ferramenta de auxílio no cumprimento das missões operacionais, por meio do emprego de cães adestrados.
Os animais são empregados na prevenção de crimes atuando ostensivamente, na repressão ao tráfico com o uso de cães farejadores, em casos de acidentes e desastres naturais, bem como em projetos sociais por meio da terapia com cães, em instituições que atendem pessoas com deficiência, idosos e em escolas.
O uso de cães em ações de segurança pública diminui o tempo de resposta e contribui para a eficácia das operações. Como parte das ações terapêuticas, os animais contribuem para o desenvolvimento das potencialidades humanas, facilitam o processo de inclusão social, além de reduzir o estresse, ansiedade e depressão.
No programa Segurança em Pauta desta semana você vai conhecer um pouco mais sobre o emprego de cães nas ações de segurança pública em Mato Grosso do Sul. O programa vai ao ar às terças-feiras às 18h30, com reapresentação aos sábados às 21h, na TV Educativa no canal 4.1 na TV aberta e no canal 15 na Net.