(TRÊS LAGOAS) A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul integrada com as demais forças de segurança do Estado, na contramão do crescimento nacional da violência, na cidade de Três Lagoas, no interior de MS, apresentou em 2018 uma queda de 16% nos crimes de homicídio doloso consumado, quando comparado com o ano de 2017, ocupando, assim, o primeiro lugar no ranking dos municípios de MS que mais reduziram os índices de criminalidade, ao lado de Dourados e de Nova Andradina, conforme noticiado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Para o Delegado Geral da Polícia Civil Dr. Marcelo Vargas Lopes “esses resultados são frutos dos investimentos que o Governo do Estado tem aplicado no Programa MS Mais Seguro, com investimentos em pessoal, viaturas e infraestrutura, pagamento dos salários em dia, que acaba por motivar a todos policiais civis a realizar com esmero da atribuição de investigar delitos determinando sua autoria e materialidade de crimes dessa natureza”.
Enquanto a média do Estado de Mato Grosso do Sul em geral possui um índice de 62% de resolução dos homicídios, sendo o Estado com o maior percentual de êxito nas investigações de crimes dolosos contra a vida do país, Três Lagoas, além de diminuir os casos de homicídios consumados no ano de 2018, conseguiu atingir a surpreendente taxa de 96% de esclarecimento desses mesmos delitos, superando o já considerável percentual de 90% de elucidação obtido nos anos de 2016 e de 2017.
É de se destacar que Três Lagoas nesse nível de resolutividade em crimes de homicídios supera a taxa de resolução de crimes de países tidos como desenvolvidos, entre eles, Estados Unidos (65%), França (80%) e Reino Unido (90%).
Diante disso há o consenso que a integração entre as forças de segurança pública é a melhor resposta para a problemática de elucidação de crimes dessa natureza.
Acrescenta ainda o Delegado Geral “que ao longo do ano ainda novos esclarecimentos de crimes de homicídios de anos anteriores são elucidados aumentando ainda mais esses índices mencionados, dada a eficiência e comprometimentos de nossos valorosos policiais civis que incansavelmente se dedicam em bem cumprir seus misteres diminuindo o sentimento de impunidade e aplicação da lei”.
Com informações do TJMS