Psicossocial da Polícia Civil, (CEAPOC/DRAP) através do projeto Qualidade de vida no Trabalho (QVT) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (MS), realizou na sexta-feira dia (24/06), às 08h, uma abordagem terapêutica diferenciada com os servidores da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
O Corpo de Bombeiros Militar, atendendo a uma solicitação da Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil, apresentou o projeto “Cão amigo, Cão Herói!” coordenado pela equipe do Capitão do Corpo de Bombeiros Militar Fábio Pereira de Lima, que propôs a atividade aos policiais civis.
A atividade foi desenvolvida pela Soldado Helen Jéssica Conceição dos Santos Ribeiro Quirino, e o cão Kauê da raça Golden Retriever que atraiu a curiosidade e fomentou a participação dos que ali estavam presentes.
A chegada do cão na Unidade Policial gerou harmonia e interação entre os servidores. O cão com sua simplicidade e serenidade promoveu momentos de alegria e descontração, harmonizando a relação entre os colegas e instigar o sorriso na face de todos.
A terapia com os cães do CBM/MS vem sendo realizada desde o ano de 2012, e grande parte do seu público, são crianças com necessidades especiais.
Recentemente o projeto tem sido estendido e difundindo as atividades para outros públicos, pois, é comprovada cientificamente que a presença dos cães é terapêutica e estimula no exercício da humanização, auxiliando no controle da pressão arterial, melhora do desempenho das funções mentais superiores e da comunicação entre as pessoas, levando a sensação de bem estar, segurança, alegria, relaxamento e motivação, além de diminuir o isolamento social e a ansiedade.
