Nos dias 29 de setembro a 01 de outubro, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul marcou presença no I Encontro Técnico Nacional de Combate à Manipulação de Resultados Esportivos, realizado no Ministério dos Esportes em Brasília-DF, representando a instituição, a Delegada de Polícia Civil Ana Luiza Noriler da Silva Carneiro da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações, Falsificações, Falimentares e Fazendários.
O encontro contou com a presença de Delegados da Policia Civil e Delegados da Polícia Federal lotados em todos os Estados da Federação e do Distrito Federal.
Na ocasião, foram compartilhados as preocupações dos Ministérios do Esporte, Ministério da Fazenda e Ministério de Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no que tange a manipulação de jogos esportivos, tendo como principal objetivo, consolidar uma política pública voltada a integridade esportiva no Brasil.
Durante o evento foi lançado o Manual de Combate a Manipulação de Resultados e apresentada a plataforma “Apita Cidadão“ – apitacidadao.com – reforçando a proteção a integridade esportiva no Brasil.
A programação contou com oficinas técnicas, debates especializados e treinamentos voltados à investigação de fraudes esportivas.
O encontro foi de fundamental importância para troca de experiências entre as Polícias Judiciárias de todo o país, com alinhamento das investigações para fortalecimento da lisura de todas as modalidades esportivas, em especial do futebol brasileiro.
“ A mensagem que queremos transmitir é simples e poderosa: no esporte não há espaço para fraude, manipulação ou desrespeito às normas. “ Afirmou o Secretário Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte Giovanni Rocco.