CAMPO GRANDE (MS): No dia em que se homenageia a figura de Joaquim José da Silva Xavier, “Tiradentes”, comemora-se também o Dia das Polícias (civil e militar) criado em 29 de abril de 1946, pelo Decreto-Lei nº 9.208, assinado pelo então Presidente da República Eurico Gaspar Dutra.
Tiradentes tornou-se patrono das Polícia Civil e Militar por sua luta contra os grilhões portugueses que sufocavam de impostos a colônia (Brasil), e pela coragem de chamar a si toda a culpa pela Inconfidência Mineira.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul inspira-se nessa figura heroica e se identifica com a ação constitucional de “Servir e Proteger” inserida em no seu distintivo, ostentado por todos os membros da instituição. O heroísmo, a abnegação em seus princípios e a luta pela liberdade de um povo contra a usurpação de suas riquezas naturais, é inspiração para a luta diária do policial civil que, serve e protege a sociedade em que vive com sua família e que a quer melhor para que nela viva seus filhos e netos um mundo melhor, com mais segurança e proteção.
Na interpretação vocabular da palavra “polícia” encontramos a definição atual de organismo que passa “a representar a ação do governo, enquanto exerce sua missão de tutela da ordem jurídica, assegurando a tranquilidade pública e a proteção da sociedade contra as violações e malefícios”, conforme o site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através de sua Diretoria, saúda este dia com a reverência dos humildes, a força dos valentes, a legitimidade constitucional e a tranquilidade do dever sempre cumprido.
 
                
 
                        