Após o recebimento de denúncia a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), solucionou um caso de maus-tratos e encaminhou animais vítimas para lares temporários
Segundo apurado, durante o feriado de Corpus Christi e ponto facultativo, nos dias 08 e 09/06, houve a publicação nas redes sociais (Instagram e Facebook) de um suposto crime de maus-tratos praticado contra duas cachorrinhas mantidas em um imóvel localizado no bairro Núcleo Habitacional Buriti, nesta Capital.
Pelas imagens era possível visualizar as cadelas, ambas de porte médio, sendo uma filhote em estado de inanição, extremamente magra, tendo, inclusive, os ossos à mostra sobre a pelagem e outra cachorrinha, já adulta, que apesar da magreza demonstrava estar em uma condição melhor do que a filhote.
No dia 12/06, segunda-feira, por volta das 07 horas, assim que retornou às atividades pós-feriado, a DECAT foi até o local denunciado e constatou os fatos. Sendo assim, as cachorrinhas foram apreendias e encaminhadas para lares temporários distintos, ficando cada depositário responsável por submetê-las a exame médico veterinário e fornecer todos os cuidados necessários.
O proprietário dos animais e as testemunhas do caso já prestaram, respectivamente, declaração e depoimentos sobre os fatos na DECAT, sendo que o proprietário irá responder pelos maus-tratos, crime previsto no artigo 32, §1-A, da Lei 9605/98.
A DECAT reitera que as denúncias devem ser encaminhadas para o e-mail institucional denuncias.decat@pc.ms.gov.br com as imagens/vídeos dos animais, endereço e, se possível, qualificação dos suspeitos e rol de testemunhas.
Posts recentes
- Polícia Civil recupera veículo negociado sem conhecimento do proprietário, em Campo Grande
- Polícia Civil prende líder religioso investigado por estupro de vulnerável e posse ilegal de arma de fogo, em Campo Grande
- Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra autor de violência doméstica em Iguatemi
- Polícia Civil deflagra Operação Vault em Corumbá
- Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em combate à violência contra a mulher em Campo Grande
- Polícia Civil cumpre três mandados de prisão em Ponta Porã
- Polícia Civil cumpre três mandados de prisão preventiva contra suspeitos de roubo majorado em Guia Lopes da Laguna
- Delegado-Geral participa de capacitação de gestores para execução do novo mapa estratégico da SEJUSP
- Conselho Superior da Polícia Civil realiza primeira reunião ordinária de 2026
- Polícia Civil prende foragido da justiça em Campo Grande

