CAMPO GRANDE (MS): O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Delegacia Geral da Polícia Civil (DGPC), realizam hoje (23), a partir das 08h, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), o
Seminário “Lei Maria da Penha e “Feminicídio”, destinado aos policiais que atuam nas Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (DEPACs); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ) e Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Participaram da abertura do evento o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, Dr. Marcelo Vargas Lopes; o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Antônio Carlos Videira; Dra Regina Márcia Rodrigues de Brito Mota, do Núcleo de Políticas Institucionais de Atendimento à Mulher Vítima de Atendimento e Vice-Presidente da ADEPOL/MS; Dr. Pedro Espíndola de Camargo, Diretor do Departamento de Polícia da Capital (DPC); o Diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Dr. Ivan Barreira; Dr. Itamar Chamorro, Coordenador na Academia de Polícia (Acadepol) e o Dr. André Matsushita Gonçalves, Coordenador na Academia de Polícia (Acadepol).
O Seminário tem por objetivo, oferecer um aperfeiçoamento aos policiais destas delegacias especializadas, no atendimento às vítimas de violência doméstica, buscando, dessa forma, um tratamento mais humanizado e qualificado para esse tipo de situação.
O evento teve como palestrantes, a Delegada Ariene Nazareth Murad de Souza da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a Juíza da Terceira Vara de Família de Campo Grande, Jacqueline Machado e a Promotora de Justiça da Casa da Mulher Brasileira Luciana Rabelo.
O Delegado-geral Marcelo Vargas Lopes ressaltou a importância da participação dos policiais nesse tipo de seminário, uma vez, que são eles que, em muitos casos, fazem o primeiro atendimento às vítimas de violência, desde o registro da ocorrência, ao encaminhamento para outro profissional.
Já o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) Antônio Carlos Videira, enfatizou os investimentos que o Governo do Estado tem realizado tanto para adquirir novos equipamentos, quanto na capacitação dos profissionais, e esse seminário é um exemplo disso, além da entrega da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados, que é um prédio novo e que propiciará um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos policiais, em um ambiente digno.

Esquerda para Direita: Luciana Azambuja Roca – Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres; Antônio Carlos Videira – Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Através do projeto “Mãos que Constroem”, a 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande será reformada em breve, utilizando a mão de obra carcerária, diminuindo assim, os custos e o tempo para que a obra fique pronta.
O seminário que é realizado hoje em Campo Grande, em breve também será estendido aos policiais do interior, por intermédio das delegacias regionais, permitindo assim, uma qualificação mais ampla a estes profissionais que atuam em outras delegacias.
