BRASILÂNDIA (MS): Na última quinta-feira (08), a Polícia Civil, por meio da Delegacia da cidade, em ação conjunta com uma equipe da Patrulha Rural, prendeu um grupo de pescadores oriundos do Estado de São Paulo, que estavam pescando no período de defeso para reprodução das espécies de peixes, mais conhecido como piracema, assim como subtraíram óleo diesel de uma propriedade rural.
Os policiais foram até uma fazenda às margens do Rio Paraná, para investigar um furto de óleo diesel, cujo combustível foi subtraído do tanque de uma máquina escavadeira que executava serviços naquela propriedade.
Os investigadores seguiram os rastros deixados no local do furto até uma cabana de pescadores, onde apreenderam três galões com aproximadamente 50 litros de óleo diesel. Um dos pescadores apresentou uma nota fiscal, alegando ter adquirido o combustível no Estado do Paraná, porém os agentes verificaram que o tanque da camioneta já estava cheio, além de existir combustível excedente em galões escondidos entre os apetrechos de pesca. A polícia verificou ainda, que havia sinais de óleo diesel derramado do tanque da camioneta, indicando que fora colocado naquele local.
Além disso, foi constatado pelos policias que o grupo, composto por três pescadores, tinha em seu poder aproximadamente 95 quilos de pescado, cujos os espécimes foram capturados em período de defeso – piracema – tratando-se de pesca ilegal.
Os pescadores receberam voz de prisão e foram conduzidos até a Delegacia de Polícia com auxílio de uma equipe da Patrulha Rural. O trio foi autuado em flagrante delito por crime de furto qualificado e pesca ilegal, permanecendo recolhidos à disposição da justiça. O pescado e os apetrechos utilizados na pesca ilegal foram encaminhados à Polícia Ambiental.
A Polícia Civil pede para que a população denuncie esse e outros tipos de crimes pelo disque denúncia, telefone (67) 99987-9169.