Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (26), dia em que Campo Grande completa seus 120 anos, as ruas do Centro ganharam um colorido especial, vibrante e que fez sorrir quem foi para a Rua 13 de Maio prestigiar o tradicional desfile de 26 de agosto.
A calorosa e acolhedora Cidade Morena foi parabenizada pela Polícia Civil com a presença de mais de 130 policiais no Desfile Cívico-Militar, que presentearam o púbico com a história da instituição, contada pelas primeiras viaturas utilizadas no Estado, com os cavalos utilizados pelo campeão de hipismo Roberto Marques Medina, que veste a camisa da Polícia Civil nas pistas Brasil afora e que também desfilou, com os cães policiais, adestrados pela Deco.
Para a delegada Ana Cláudia Medina, titular da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deco), o evento de hoje é bem mais que um simples desfile. ”É uma atividade que todos deveriam se conscientizar, é um momento de aproximação com a população, que a gente consegue aproximar das crianças e mudar a ideia de que somos só uma polícia repressiva, e mostrar que somos uma polícia amiga“, destacou.
Representando a Corregedoria-Geral da Polícia Civil no desfile, o investigador Cláudio Rogério Cabral diz que a participação demonstra a força da instituição. ”É a hora que a instituição pode mostrar para a população o seu valor. E o que é gratificante é você ver o reconhecimento da população perante a Polícia Civil,“ comemora.
Quem foi ao desfile hoje pode ainda conhecer de perto os atuais veículos e armamentos utilizados pela Polícia Civil, no
trabalho diuturno de servir e proteger a sociedade. Assim como servir e proteger a população, mostrar um pouco da Polícia Civil é algo prazeroso, segundo o investigador Joel Severino da Silva. ”É uma experiência muito diferente, muito gostosa“, avalia o policial que atualmente está lotado na 1ª DP de Campo Grande.
O evento reuniu cerca de 15 mil pessoas, que além de prestigiar a cultura local, puderam ainda se conscientizar. ”A população tem uma imagem da polícia e podemos contribuir para que seja mais amigável“, explica a investigadora da 2ª DP, Lucimar Siqueira Souza.
Peritos criminais, peritos papiloscopistas, agentes de perícia científica, investigadores, escrivães, delegados e servidores administrativos da Polícia Civil marcaram presença nas comemorações dos 120 anos de Campo Grande, realizadas nesta segunda-feira pela Prefeitura Municipal.
O desfile começou às 8h25 e foi aberto pela Banda de Percussão Ulysses Guimarães. Entre os presentes no palanque de autoridades estavam o prefeito Marquinhos Trad, o governador Reinaldo Azambuja, o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, que representou o Delegado-Geral Marcelo Vargas na cerimônia, além de deputados, secretários e vereadores.
Além da Polícia Civil, o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração ao aniversário de Campo Grande, contou ainda com a participação de outras 53 entidades e instituições.
Muito prestigiada, a festa foi aplaudida pelo público presente na rua 13 de Maio, desde o trecho da Avenida Mato Grosso até a Rua 15 de Novembro. A segurança foi feita por 60 policiais militares e a Defesa Civil montou força-tarefa com dez equipes, em parceria com a Cruz Vermelha. Nenhum incidente foi registrado.
A participação dos policiais no desfile foi organizada pela Delegacia-Geral da Polícia Civil, que parabeniza a Cidade Morena pelos seus 120 anos de história, evolução e muitas conquistas.








