CAMPO GRANDE (MS): Em cumprimento a Portaria nº 122/2016 do Delegado-Geral da Polícia Civil, a instituição iniciará o cumprimento do Plano Anual de Correições (PAC) nas Delegacias de Polícia da Capital, Especializadas e do Interior.
O Plano abrange o período de 1º de julho do ano anterior até 31 de julho do ano seguinte e tem por objetivo a orientação dos trabalhos executados pelas unidades policiais com a padronização de ações, procedimentos e sistemas das diversas Delegacias de Polícia, visando providenciar o saneamento dos problemas pontuais das unidades.
Nos trabalhos correcionais são vistoriados os procedimentos policiais (Inquéritos Policiais – IP, Termos Circunstanciado de Ocorrências – TCO, Cartas Precatórias, Livros Obrigatórios etc.), verificação de cumprimento de prazos, instaurações, escrituração e do fluxograma de documentos. São verificados também os veículos, armamentos, munições e equipamentos, bem como as instalações físicas da unidade, incluindo a carceragem.
Quanto aos recursos humanos são verificados o efetivo lotado na unidade (se ideal para o trabalho executado), apresentação pessoal (vestimenta, postura etc.) e a saúde funcional dos servidores (se existe alto nível de estresse, faltas por motivos de doença, carga horária excessiva etc.).
As Correições Ordinárias são feitas pelos Departamentos de Polícia aos quais as Delegacias estiverem subordinadas, com a orientação da Corregedoria Geral de Polícia Civil, através da Assessoria de Coordenação de Controle e Aperfeiçoamento da Atividade Policial Judiciária (ACPJ) e são previstas para cada semestre do ano, não impedindo as Correições Extraordinárias sempre que se fizerem necessárias.
