MUNDO NOVO (MS) – Na tarde desta quinta-feira (8), às 15h, a Polícia Civil, com a presença de diversas autoridades locais, inaugurou nas dependências da Delegacia, o Setor de Atendimento à Mulher, Adolescentes e Crianças vítimas de violência doméstica e familiar, no qual passam a tramitar todos os procedimentos policiais que apuram os crimes da conhecida “Lei Maria da Penha” (Lei n. 11.340/06).
A partir de agora, a Delegacia conta com um cartório especializado composto pelo delegado titular da unidade policial, bem como uma escrivã de polícia com 14 anos de carreira, e duas investigadoras que passarão a atuar de forma exclusiva na apuração de crimes de violência doméstica contra a mulher em uma área que abrange as cidades de Mundo Novas (MS) e Japorã (MS), que juntas somam aproximadamente 35.000 munícipes.
Registra-se ainda que o Conselho de Segurança, juntamente com o apoio do Ministério Público e Judiciário local disponibilizaram recursos para a reforma e melhoria da sala destinada ao atendimento das mulheres, crianças e adolescentes vítimas.
Vale ressaltar a importância deste atendimento diferenciado dispensado à mulher vitimizada, a qual necessita de todo o apoio do Poder Público, no caso a Polícia Civil, diante de um momento tão traumático e de grande sofrimento, devendo dessa forma ter seus direitos garantidos com o melhor acolhimento e orientação possíveis.
A instalação deste setor especializado só foi possível diante do empenho e esforço de todos aqueles que acreditaram na sua importância, percebendo que somente um atendimento diferenciado e com dedicação exclusiva é capaz de mudar a realidade, infelizmente vivida por inúmeras mulheres vítimas dos mais graves crimes.
Durante o evento estiveram presentes as seguintes autoridades: Dr. Claudineis Galinari, Delegado Regional de Polícia de Naviraí/MS, Dr. José Eduardo Rocha, Delegado Regional-Adjunto, a Promotora de Justiça Dra. Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto, as Defensoras Públicas Dra. Stela Fortunato e Marta Rosangela, o Prefeito da cidade Valdomiro Brischliari e a vice-prefeita Rosária Lucca Andrade, representando a Polícia Militar esteve presente o SubTen José Luiz, Claudio Rankel do Conselho de Segurança, a Conselheira Tutelar Maria Silvina, Ellen Trevisan do CREAS, Rose Brasil, Secretária Municipal de Educação, bem como a vereadora Nilva e o presidente da Câmara Municipal Gildo Amaral.