https://www.youtube.com/watch?v=oEixx_bo3no
Campo Grande (MS): Na data de ontem (18), a Policia Civil através da DECO – Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado descobre após dois anos de intensa investigação uma rede ilegal de desmanche de aeronaves de pequeno porte pelo país.
Essa Investigação feita pela equipe da Policia Civil, foi acompanhada durante dois anos pelos repórteres da TV Morena juntamente com o Fantástico que estiveram presentes nas investigações da polícia do Mato Grosso do Sul. O trabalho da perícia conseguiu provar como o esquema resultou na morte de inocentes.
A investigação da Polícia Civil descobriu um comércio ilegal, com uma rede de desmanche de aviões para reaproveitar peças. E tudo começou com um boletim de ocorrência alegando furto de hélices do estoque de uma oficina.
No rastro das manutenções ilegais, a Delegacia de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul vistoriou 14 oficinas: oito eram clandestinas. Mais de 300 peças foram apreendidas e avaliadas em mais de 2 milhões de reais.
Os mecânicos investigados em Mato Grosso do Sul fizeram consertos e enviaram peças para aeronaves que voavam em outros seis estados (MS, SP, RJ, RS, PR, BA). Entre os alvos da investigação está o avião PT-ENM, alugado para a família dos apresentadores Luciano Huck e Angélica.
O avião bimotor fez um pouso forçado em maio de 2015, e a perícia, na época, apontou entre as causas do acidente pane seca e falhas na manutenção: os sensores de nível de combustível da aeronave estavam instalados invertidos nas asas e não sinalizaram para o piloto que o combustível estava no fim.
A investigação revelou também um novo tipo de golpe: a clonagem de aviões para tráfico de drogas. Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Informações g1.globo.com/fantastico/noticia