Campo Grande (MS): A prefeitura de Campo Grande publicou no diário oficial de hoje, 15/12, a Lei 6.744, que autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar área de domínio público municipal e doar ao Estado de Mato Grosso do Sul, para que seja construído o prédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário da Polícia Civil (DEPAC-CENTRO).
O projeto foi aprovado ontem pela Câmara Municipal e sancionado hoje pelo prefeito Marcos Marcello Trad. “Ontem foi um dia histórico para nós, porque tínhamos a autorização do governador Reinaldo Azambuja, para a construção de uma nova Depac Centro, em Campo Grande, para atender a contento o crescimento pujante da nossa capital, mas precisávamos de um terreno e a Câmara Municipal aprovou o projeto encaminhado pela prefeitura, doando o terreno localizado na Avenida Ricardo Brandão”, explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
Com a sanção, o poder executivo municipal fica autorizado a desafetar e doar ao Estado de Mato Grosso do Sul, imóvel de domínio público municipal denominado Área Verde B, com 2.581,60 m², do Parcelamento Jardim Sete de Setembro, Bairro Jardim dos Estados. Esta área será destinada para a edificação da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Campo Grande (DEPAC-CENTRO).
A determinação do governador Reinaldo Azambuja, segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, é que o prédio seja construído em tempo recorde. “Vamos utilizar o que de mais moderno existe na construção civil para que a nova Depac Centro seja concluída e entregue o quanto antes à população campo-grandense”, frisou. As obras devem começar já no primeiro semestre do ano que vem.
Em contrapartida, o Estado de Mato Grosso do Sul doará ao Município de Campo Grande 10 viaturas policiais para uso da Guarda Civil Metropolitana.
De acordo com o Delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, esta é uma conquista que trará muitos benefícios para a população campo-grandense. “Um trabalho feito por várias mãos, envolvendo representantes do município, do governo do estado, da secretaria de estado de justiça e segurança pública, da polícia civil e do legislativo municipal, deixando este grande legado para a população. Agradecemos o empenho de todos os envolvidos neste grande projeto”, ressaltou.
Conforme o Delegado-Geral, o espaço atual da DEPAC-CENTRO já não está comportando a demanda e a localização dificulta o acesso das forças de segurança e também das pessoas que querem registrar ocorrências, por falta de lugar para estacionar seus veículos. “Então é muito positiva esta parceria, que fará com que a população seja muito bem atendida. A área será muito maior que a atual, com muito mais salas e mais facilidade de acesso”, comentou.
Já o espaço onde está localizado a DEPAC-CENTRO abrigará inteiramente a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande. Com isso, a delegacia ganhará mais espaço físico e comodidade para atendimento.
Texto: Keila Flores (Assericom PC) e Joelma Belchior (Assecom Sejusp)
Obs: Imagem da planta da obra cedida pela Sejusp.