CAARAPÓ (MS): O SINTED Caarapó realizou nesta segunda-feira (28), palestra com o tema “A violência Contra a Mulher e o Feminicídio”. A atividade foi organizada pela Prefeitura Municipal de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A palestra foi ministrada pela Professora Estela Marcia Rondina Scandola, integrante da rede feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, pelo Delegado de Polícia Civil titular da Delegacia de Caarapó, Ricardo Meirelles Bernardinelli, com a participação da equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
A atividade faz parte do calendário que celebra o AGOSTO LILÁS, que trata da violência doméstica contra mulher.
O delegado Ricardo fez uma exposição sobre o trabalho da polícia civil no enfrentamento deste tipo de crime, bem como da preocupação da polícia civil em humanizar o atendimento de excelência as mulheres, lembrando que a Delegacia deve ser um local onde a vítima mulher se sinta acolhida por profissionais habilitados e preparados as demandas investigativas, mas também sociais e psicológicas que o tema envolve.
Foram repassados pelo Delegado, dados estatísticos e um histórico sobre a evolução doutrinária com a criação da Leia Maria da Penha, Lei do Feminicídio tratando o crime como hediondo, bem como a importância da Casa da Mulher na Capital, que já é referência nacional.

