Campo Grande (MS) – Esta semana a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul completa 184 anos. Importante instituição dentro do sistema de segurança pública do Estado, a PM tem como função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
Atuando de forma integrada com as demais forças de segurança estaduais, prima pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de coibir ilícitos penais, protegendo o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados.
Nos dias atuais, a Polícia Militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente influenciam no cotidiano das pessoas. E esse é o assunto do programa Segurança em Pauta, que esta semana tem como entrevistado o coronel Waldir Ribeiro Acosta, Comandante-Geral da PM.
O programa Segurança em Pauta vai ao ar às terças-feiras às 18h30, quintas às 19h e às 21h nos sábados, na TVE Cultura – canal 4.1 – na TV aberta e no canal 15 na Net.
Sobre a PM
No dia 05 de setembro de 1835, o governo provincial do então Estado de Mato Grosso, criou o corpo policial nominado Homens do Mato. Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”. Posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”.
Em 1934 a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947 recebeu a denominação de “Polícia Militar”. Assim, o dia 05 de setembro foi instituído como data cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.