DOURADOS (MS) – Na manhã de hoje (01/11), a Polícia Civil de Dourados, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), Polícia Militar e Defron, com apoio do DOF, deflagram a operação Território Livre. A ação policial cumpriu mandados de prisão, de busca e apreensão, tirando de circulação drogas, um revólver calibre 32, além de recuperar duas motocicletas, produto de roubo.
Consta que foram realizadas diligências pelo SIG e foi constatado que o local conhecido como “Favela do Estrela Verá”, localizado em Dourados, estaria sendo utilizado como base por uma facção criminosa. Os levantamentos demonstraram que essa facção, mediante comando de um faccionado que se encontra encarcerado, planejava praticar atentado contra agentes e órgãos públicos.
Assim, a operação Território Livre foi deflagrada com o intuito de fortificar a atuação estatal na Favela do Estrela Verá e interromper a prática dos atentados pela facção.
Vários mandados de busca foram cumpridos na “Favela do Estrela Verá” e outros 09 em diversos bairros de Dourados.
Ao ser dado cumprimento a um dos mandados, um menor de idade, (17 anos), efetuou disparos contra os policiais que, ao revidarem, atingiram esse indivíduo que veio a óbito.
Na casa do menor foram apreendidos um revólver calibre .32, várias munições desse calibre, duas motos produto de roubo e drogas. O infrator havia sido identificado como autor de dois homicídios e vários roubos, inclusive a camionetes.
Com o cumprimento dos mandados quatro indivíduos foram que se encontravam foragidos, foram presos, sendo autores de roubos a automóveis em Dourados.
Um simulacro de granada foi apreendido, sendo que o detentor desse artefato, Bruno Henrique, confessou que a intenção era disseminar medo às forças de segurança, uma vez que ameaçavam lança-lo em prédios públicos.
Três outros indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. As forças de segurança de Dourados salientam que de forma alguma determinado bairro será sitiado por criminosos.
Além disso a operação ainda resultou em cinco indivíduos presos por tráfico de drogas e diversos roubos foram elucidados.