Nesta terça-feira (7), a Delegacia da Regional de Naviraí, com apoio das Delegacias Regionais de Fátima do Sul, Nova Andradina e Dourados, além de suporte aéreo, deflagrou a Operação “ADSUMUS – FASE 2”, em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal e Juizado das Garantias da Comarca de Naviraí, totalizando 14 alvos investigados.
A ação teve como finalidade desarticular pontos de tráfico de drogas (“bocas de fumo”) e identificar integrantes de organização criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), atuante na região sul do Estado.
Foram mobilizadas doze equipes de policiais civis, resultando em quatro prisões em flagrante e uma ocorrência relacionada à posse irregular de arma de fogo.
L.C.R. (29) foi preso em flagrante em sua residência, no Residencial Deputado Federal Nelson Trad, onde foram apreendidos 534 gramas de maconha, duas balanças de precisão, embalagens plásticas e um celular Samsung, configurando o crime de tráfico de drogas.
A.L.S. (30) foi surpreendido mantendo em depósito 30 g de cocaína e 1 g de crack, além de embalagens plásticas e quatro celulares durante cumprimento de mandado na Rua Fortaleza, Bairro Centro. Ele alegou ser usuário, mas as circunstâncias e objetos apreendidos confirmaram o comércio de drogas.
T.M.S. (36), foi detido durante verificação em uma residência situada no Bairro Vila Nova, onde foram apreendidos 620 gramas de cocaína, 494 gramas de crack, 306 gramas de maconha e 48 gramas de haxixe, além de três balanças de precisão, R$ 344,00 em espécie e dois aparelhos celulares. Ela foi autuada por tráfico de drogas, sendo constatado que parte da droga estava armazenada em mochila dentro de guarda-roupa.
Em dois imóveis vinculados ao suspeito S.O.C. (30), sendo um no Condomínio Nelson Trad e outro no Bairro Vila Nova, foram apreendidos 21,33gr de crack, 2,92gr de maconha, balança de precisão, dinheiro fracionado, anotações do tráfico, celulares, rádio comunicador e câmeras de segurança, indicando atividade habitual de distribuição e controle de pontos de venda de drogas.
D.J.L.D. (23) irá responder por posse irregular de arma de fogo durante o cumprimento de mandado de busca na no Bairro Boa Vista. Em sua residência foi localizada uma arma de pressão modificada para calibre .22 e duas munições calibre .22, guardadas sob o colchão de seu quarto. O suspeito não se encontrava no local no momento da diligência. O fato foi registrado como posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Ao todo, a Operação registrou: 4 prisões em flagrante por tráfico de drogas; 1 ocorrência de posse irregular de arma de fogo; Apreensão de mais de 2 kg de drogas diversas (maconha, crack, cocaína e haxixe); Apreensão de dinheiro, balanças de precisão, celulares, munições e instrumentos de tráfico; Cumprimento integral dos 14 mandados de busca e apreensão expedidos judicialmente.
O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “estamos presentes” ou “aqui estamos”, representando a firme presença do Estado no combate à criminalidade organizada e a repressão qualificada aos crimes violentos que afetam a sociedade de Naviraí.