CAMPO GRANDE (MS) – Em solenidade realizada ontem (4), pela manhã, no auditório da UEMS em Campo Grande, o Delegado Geral da Polícia Civil, Drº Marcelo Vargas Lopes, participou da entrega da Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet” da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), concedida à 66 personalidades este ano. Dentre os agraciados, estão agentes penitenciários e autoridades civis, militares e eclesiásticas que têm contribuído para o aperfeiçoamento do sistema prisional do Estado.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja, destacou que a Agepen tem um papel extremamente relevante para a tranquilidade social e a segurança pública. “A melhor forma de homenagear toda a categoria penitenciária, acredito, foi quando nomeamos um servidor de carreira para dirigir a instituição, Aud está promovendo uma revolução dentro do sistema penitenciário, e tem o elemento fundamental de um excelente profissional, o amor”, declarou.
Em discurso, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu a confiança do Governo do Estado na instituição e afirmou a importância do trabalho do agente penitenciário para toda a sociedade. “Essa solenidade é uma forma de valorizar e demonstrar os diversos avanços que já foram conquistados no sistema prisional, graças ao esforço e dedicação dos agentes penitenciários e diversos colaboradores, e acredito que com esse trabalho conjunto e integrado podemos oferecer um cumprimento de pena mais eficiente”, ressaltou o diretor.
Servidor Penitenciário
Comemorado desde 2007, o Dia do Servidor Público Penitenciário – 25 de setembro – faz referência à data em que foi criada a carreira de segurança penitenciária, dentro do Poder Executivo, pela Lei 2518/2002.
Os agentes penitenciários que lidam com o dia a dia dos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul têm a função de manter a segurança e disciplina nas unidades prisionais, e contribuir com a ressocialização do detento influenciando diretamente para que se tenha uma sociedade mais segura.
Texto: Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)