CORUMBÁ (MS): A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul contou com um representante no Curso Expedito de Operações no Pantanal. O investigador Abner Felipe Diniz Costa foi o primeiro policial civil a concluir as instruções que tiveram duração de 50 dias, entre os meses abril e junho. Outros dois investigadores já haviam participado do curso. Ao todo, 93 pessoas se inscreveram, 53 iniciaram e 16 se formaram.
O curso teve como objetivo realizar instruções para capacitação de operação em combate, a familiarização com as adversidades do bioma pantaneiro, adaptação as variações climáticas, tipos de terrenos e estratégias em favor do combatente.
As dificuldades impostas pelo clima local fazem do Operações Pantaneiras um dos cursos mais difíceis do país.
O treinamento contou com a utilização de uma aeronave do 6º Distrito Naval, onde em um ponto afastado do Rio Paraguai, os participantes realizavam a técnica de Hallocasting, quando o salto é feito da aeronave em voo diretamente na água. Posteriormente os alunos seguiam à nado por aproximadamente um quilômetro onde tomavam embarcações e remavam retornando ao ponto de partida.
Para resguardar a integridade física dos participantes, toda instrução foi acompanhada por um profissional militar médico durante 24 horas por dia. A sequência intensa dos treinamentos requereu uma atenção especial principalmente com os sintomas de desidratação, fadiga muscular e a possibilidade de surgirem ferimentos nos pés dos militares relacionados com a umidade com que os membros inferiores são submetidos.
Pista de tiros
O encerramento da quarta fase do Curso de Operações no Pantanal foi realizado no centro de adestramento de tiros localizado na região conhecida como “Bico do Papagaio”. Após um longo percurso feito a pé, passando por áreas de difícil acesso, os militares chegam no ponto indicado nas cartas de orientação distribuídas em meio a vegetação fechada e são submetidos a uma sequência de disparos realizados em duplas, simulando uma ação de infiltração em terreno inimigo com munição real de combate.
Esta é a 27ª edição do Curso Expedito de Operações no Pantanal
ministrado pelo Comando do Corpo de Fuzileiros Navais do 6º Distrito Naval de Ladário.
Com informações do site folhams.com.br



