CAMPO GRANDE (MS): Ontem (4), às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Auditório Manoel de Barros, no Parque dos Poderes, o Delegado Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, realizou a Solenidade de Outorga de Medalhas da Polícia Civil, honrarias estabelecida em lei concedida aos Policiais Civis, nas categorias Tempo de Serviço, Mérito Policial, e Medalha Prêmio, concedida à personalidades do Estado.
A outorga de medalhas foi oferecida nas categorias Tempo de Serviço, Medalha Prêmio (concedida a personalidades) e Mérito Policial, pelos bons serviços prestados à instituição e principalmente à sociedade.
Na lista dos homenageados, a medalha Tempo de Serviço foi oferecida a 161 Policiais Civis, nas categorias 30 anos, 20 anos e 10 anos. Enquanto a Medalha Prêmio seria entregue a 33 personalidades e a medalha de Mérito Policial, a outros 37 policiais.
Também recebeu uma homenagem, a Primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, representando a Mulher Policial, e o ex-diretor da Polícia Civil, Dr. Milton Watanabe Tocikazu por sua longa carreira na instituição.
A solenidade faz alusão ao dia estadual do Policial Civil, comemorado no dia 29 de setembro de 2016, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Delegado Geral da Polícia Civil, Drº Marcelo Vargas Lopes, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, a Primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, o Deputado Estadual, Rinaldo Modesto, a senhora Maria Cecilia Amendola da Motta, Secretária de Estado de Educação, o Deputado Federal Elizeu Dionísio, Paulo Cezar dos Passos, Procurador-geral de Justiça, o Procurador-geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE), Adalberto Neves Miranda e o General de Brigada do Comando Militar do Oeste (CMO), José Carlos Braga.
Giancarlo Corrêa Miranda, Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul, o Secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro, o Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul, Drº Jefferson Nereu Luppe, dentre outras autoridades.
Em seu discurso, o Drº Marcelo Vargas ressaltou que a “Segurança Pública se faz com a participação e envolvimento de todos, e nesse meio, se destaca a gloriosa Polícia Civil, que age em defesa da sociedade cumprindo seu papel constitucional de uma Polícia Judiciária, que atua na apuração das infrações penais.”
Destacou ainda, que apesar de o Estado estar localizado em região de fronteira, a Polícia Civil se destaca no cenário nacional, como uma das melhores polícias do país, na resolução de crimes e combate ao tráfico de drogas. Lembrou ainda, dos policiais civis que tiveram suas vidas ceifadas entre os anos de2015 e 2016, no cumprimento de seu dever, de Servir e Proteger a sociedade, atuando em prol da segurança pública, dentre eles, Claudio Roberto Alves Duarte, José Nivaldo de Almeida, Anderson Garcia da Costa e Aquiles Chiquim Junior.
O Delegado-geral enfatizou ainda, o apoio que a Polícia Civil tem recebido do Governo do Estado, na pessoa do Governador Reinaldo Azambuja, em investimentos para aquisição de munições, armamentos e viaturas policiais. Os investimentos, na ordem de mais de 100 milhões, fazem parte do programa “MS Mais Seguro”, lançado no mês de junho deste ano, que garante também, abertura de novo concurso para os cargos de Delegados, Investigadores e Escrivães de Polícia.
Já o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, em seu discurso, ressaltou que a Polícia Civil merece todo o respeito e reconhecimento, pois constrói, pela segurança pública, a história de Mato Grosso do Sul, e nos 33 anos de história no Estado, esta instituição tem honrado seu compromisso com a sociedade. Afirmou ainda, que apesar das dificuldades, a instituição desempenha um papel de polícia técnica, eficiente e humana, que cumpre o seu papel em todas as esferas, na resolução de crimes.
Segundo José Carlos Barbosa, investir em segurança pública, é um marco político importante, e aparelhar estruturalmente e valorizar com melhores salários os policiais, sãos estímulos a mais para continuarem representando o Estado no exercício de suas funções, e trazendo tranquilidade à sociedade sul-mato-grossense. Finalizou agradecendo a homenagem recebida, e em nome do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja enfatizou o esforço desempenhado para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul.
Também estiveram presentes na solenidade de Outorga de Medalhas da Polícia Civil, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dr. Antonio Carlos Videira, o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Dr. Antonio Carlos Costa Mayer, o Corregedor-geral da Polícia Civil, Dr Matusalém Sotolani,o Dr. André Matsushita Gonçalves, Coordenador na ACADEPOL, o Dr. Itamar Chamorro, Ouvidor da Polícia Civil, a Diretora da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), Drª Maria de Lourdes Souza Cano, o Diretor do Departamento de Polícia da Capital (DPC) Dr. Pedro Espíndola de Camargo, o Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Dr. Adriano Garcia Geraldo, o Diretor do Departamento de Recursos e Apoio Policial (DRAP), Dr. Fabiano Ruiz Gastaldi, o Dr. Antonio Silvano Rodrigues Mota, Diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), o Diretor do Departamento de Polícia Especializada, Dr. Ivan Barreira, o Dr. Márcio Rogério Custódio, Assessor Jurídico (ASSEJUR), a Drª Sidnéia Catarina Tobias, Assessora Especializada (ASSEGPP), a Drª Maria Rita do Nascimento, Coordenadora da ACPJ, o Drº Sidnei Alberto, Coordenador (ACPJ), o Drº Marco Túlio Sampaio Rosa, Coordenador do DPC, o Drº Fernando Lopes Nogueira, Coordenaodor do DPE e o Dr. Alexandre Amaral Evangelista, Assessor Especializado do DPI.
O evento foi realizado pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Delegacia Geral da Polícia Civil, e coordenado pela Academia de Polícia Civil-ACADEPOL.





