A Polícia Civil realizou no mês de janeiro diversas ações no intuito de prender receptadores e recuperar bens subtraídos, a fim de que diminuam o número de furtos ocorridos nesta cidade. A última ação ocorreu no último dia 30/01.
Segundo apurado, no último dia 25/01, a Delegacia de Polícia Civil de Maracaju cumpriu mandados de busca e apreensão em alvos relacionados ao delito de receptação, tendo realizado a prisão em flagrante de P.C. (32), dono de um Ferro-Velho, após este ter sido flagrado em posse de objetos furtados, cujos bens recuperados estavam relacionados em Boletim de Ocorrência registrado pela vítima em referida unidade policial.
Na mesma data, a Polícia Civil realizou a inspeção em ferros-velhos, a fim de verificar se tais estabelecimentos comerciais compravam objetos de procedência duvidosa, bem para orientar acerca das consequências de tais ações, podendo incorrer, inclusive, no delito de receptação qualificada.
Já na última segunda-feira, 30/01, investigadores da Seção de Investigações Gerais (SIG) da delegacia de Maracaju, ao realizarem diligências ininterruptas a fim de localizar e prender conhecidos furtadores, prenderam em flagrante I.M.S. (18), após este ter sido flagrado em posse dos objetos avaliados em aproximadamente R$ 8,2 mil. Ele foi encaminhado à delegacia estando à disposição da Justiça.
A Polícia Civil adverte que comprar bens cuja procedência seja duvidosa, pode caracterizar o delito de receptação, ainda que na forma culposa. Portanto, orientamos a população a sempre verificar a procedência dos objetos adquiridos, bem como desconfiar, caso haja grande desproporção do valor ofertado em comparação com o valor real de mercado daquele bem.
Por fim, salienta-se que ao adquirir objetos possivelmente produtos de crime, fomenta-se a prática de novos furtos que assolam nossa cidade.



