Hoje as Dicas de Segurança da Polícia Civil visam ajudar a combater uma ação muito comum em nossa sociedade, porém, que muitas pessoas não consideram um crime: o trote telefônico.
Ocupar uma linha de emergência, impossibilitando o socorro de alguém que realmente precisa de ajuda, é apenas um dos prejuízos causados pelo trote aos números de emergência das Policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros ou Samu.
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
Com as tecnologias de identificação de chamadas dos telefones atuais é muito mais fácil identificar um trote.
Por isso, fique atento a estas dicas:
Oriente as crianças e adolescentes que fazem parte de seu convívio familiar sobre os transtornos que esta ação, muitas vezes tratada como uma brincadeira, pode causar;
- Dirija-se a Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, principalmente se ameaças forem feitas durante a ligação, pois isto configura crime. E não se esqueça de coletar o maior número de informações possíveis para o registro da ocorrência;
- Ligações inconvenientes a um celular também podem ser um infringimento de leis de comunicações eletrônicas. Em julho de 2010, uma pessoa foi condenada pela justiça a pagar indenização após a realização de 80 chamadas para um idoso;
- Entre em contato com sua operadora telefônica.Muitas operadoras possuem setores destinados às chamadas indesejadas ou inconvenientes. Ligue para sua operadora e verifique se existem serviços para lhe ajudar a evitar trotes;
- A maioria das operadoras, no Brasil, permite que você bloqueie certos números que lhe chamam insistentemente.Às vezes, o próprio aparelho telefônico pode realizar tal função.
Acompanhe nossas mídias sociais e veja mais dicas de segurança no www.pc.ms.gov.br Siga-nos no Instagram e inscreva-se em nossa página no YouTube. Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades.
Ouça essa e outras Dicas de Segurança com a delegada Sidnéia Tobias pelo MS NO RÁDIO, e todos os dias, às 13h30, na rádio Educativa UFMS, 99,9.
A Polícia Civil estará sempre presente para Servir e Proteger. Queremos ajudar você a se auto ajudar.