As Dicas de hoje tratam sobre o crime de violência sexual, ou seja, relações sexuais não consentidas e que pode ser praticada tanto por um conhecido, um familiar ou por um estranho.
Fique atenta!
- A violência sexual ocorre quando homem pressiona, exige práticas da qual a mulher não gosta, se nega a usar preservativos ou nega direito a métodos contraceptivos;
- Ao ser vítima de violência sexual ou física, procure imediatamente a polícia, não troque de roupa, ou se lave, do contrário, indícios que levem a identificação do agressor poderão ser perdidos;
- Conforme o Código Penal Brasileiro, a violência sexual é definida em três tipos: o estupro, o atentado violento ao pudor e o assédio sexual. Estupro se trata de qualquer relação sem consentimento e resulta em pena de reclusão, de 6 a 10 anos.
- Considera-se ato libidinoso as carícias íntimas, masturbação,
entre outros, e também possui pena de reclusão de 6 a 10 anos. Já o assédio sexual, resulta em pena de detenção, de 1 a 2 anos e se trata de impor ou forçar outra pessoa a exercer um ato sexual, sobre qualquer ameaça.
- Ao ser vítima de agressão será necessário o exame de corpo de delito feito por médico, para se constatar qual o tipo de violência sofrida, sua extensão, danos causados e principalmente, qual o tratamento mais adequado;
- Procure a Delegacia da Polícia Civil mais próxima de sua casa e denuncie! Você tem direito a medidas protetivas de urgência e uma investigação será iniciada através do Inquérito Policial.
Não espere acontecer uma segunda vez para tomar providência. Nós iremos tratar mais sobre o assunto esclarecendo todo tipo de violência sofrida pela mulher, criança e idoso, inclusive fornecendo informações aos homens do porque não ser autor deste tipo violência e as mudanças da legislação que já chegaram e que estão em pauta.
E a partir de agora você também pode assistir a essa e outras Dicas no canal da PCMS no youtube. Lá você encontra conteúdo exclusivo das ações da Polícia Civil, além de entrevistas e novidades. Siga-nos também no Instagram e facebook.
A Polícia Civil estará sempre presente para Servir e Proteger. Queremos ajudar você a se auto ajudar.
Ouça esta e outras dicas na voz da Delegada Sidnéia Tobias, no momento que preferir, pelo MS NO RÁDIO, e todos os dias, às 13h30, na FM Educativa UFMS, 99,9.