Campo Grande (MS): A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande, Fernanda Felix, participou, na manhã desta quinta-feira (20), do Bom Dia MS, no Papo das Seis, e do programa da Rádio Morena para falar de crimes sobre a dignidade sexual.
O papo versou sobre temas como a diferença entre os crimes de importunação sexual e assédio sexual. A delegada destacou o fato de que qualquer pessoa, independente do gênero, pode ser vítima de delitos contra a dignidade sexual.
Fernanda Felix esclareceu, ainda, que as vítimas do sexo masculino podem procurar atendimento nas Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário, as chamadas Depacs, e as vítimas mulheres são atendidas pela Delegacia Especializada.
A entrevista tratou bastante do crime de importunação sexual, delito comumente praticado em épocas de festividade como o carnaval. A delegada explicou que a vítima que vir a sofrer este tipo de violência precisa tão somente levar o fato a conhecimento das autoridades por meio do registro de boletim de ocorrência, pois é a polícia civil que irá buscar elementos de informação para comprovar o crime.
“Entretanto, se a vítima tiver oportunidade, mantendo a sua segurança, de tirar uma foto do agressor ou gravar um vídeo durante o evento, colabora muito com a investigação”, explicou Felix. “É importante dizer que a palavra da vítima assume especial relevo nos crimes contra a dignidade sexual”, acrescentou a delegada.
Durante a conversa, a titular da DEAM alertou sobre os cuidados que os foliões devem tomar durante o carnaval, como a importância de beber moderadamente. “Ao comprar bebida, certifique-se de que embalagem esteja lacrada”, explicou. Fernanda falou também para os foliões não divulgarem, em público, o local que residem ou estão hospedados. “Em qualquer situação de violência, furto ou roubo, não aja sozinho, procure ajuda policial ou ligue para os números de emergência”, concluiu a delegada.