O delegado Mateus Zampieri, titular da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (DELEAGRO), participou na manhã desta terça-feira, 26/10, de um encontro com produtores rurais. O bate-papo ocorreu na sede do Sindicato Rural de Campo Grande e foi promovido pela entidade com o objetivo de estreitar os laços entre os produtores e a Polícia Civil, através da delegacia recém-criada.
Na oportunidade, o delegado falou sobre as atribuições da Polícia Civil/DELEAGRO e respondeu as dúvidas e questionamentos dos produtores. Segundo Zampieri, o encontro foi muito proveitoso e esta aproximação é importantíssima e com certeza irá trazer bons resultados.
O delegado aproveitou o momento para enfatizar a importância da preservação do local do crime e registro do Boletim de Ocorrência (BO), para que a Polícia Civil possa iniciar investigação e mapear o tipo de crime e região que ele tem acontecido. Conforme Zampieri, embora a sede da DELEAGRO fique em Campo Grande, os produtores do interior poderão registrar o BO na delegacia mais próxima de sua propriedade, pois os casos que forem de atribuição da Especializada serão encaminhados posteriormente pela autoridade local. “No caso de furto simples, pode ser registrado pela internet, no site da Polícia Civil, mas é importante que se vá até a delegacia posteriormente”, orientou.
Presente também no evento, o secretário de justiça e segurança pública, Antônio Carlos Videira, falou da preocupação do governo do Mato Grosso do Sul em proteger e dar condições de trabalho com segurança ao produtor rural, reforçou a importância da união para enfrentar o problema e colocou a Sejusp à disposição dos produtores. “Temos que proteger quem trabalha. O agronegócio concentra muita tecnologia. O produto do homem do campo valorizou e passou a ser alvo de criminosos, que usam a precariedade e o difícil acesso, para fazer vítimas. A preocupação do governo do estado é levar mais segurança para esta população, por isso o governador [Reinaldo Azambuja], ouvindo os anseios dos produtores, criou a DELEAGRO e em breve irá lançar também a Patrulha Rural, pois queremos mostrar que no MS tem segurança no campo e que quem produz estará seguro”, reforçou.
O
presidente do Sindicato Rural, Alessandro Coelho, agradeceu a presença do secretário e do delegado e colocou a estrutura do sindicato para auxiliar os produtores no registro das ocorrências e se colocou como ponte entre a Polícia Civil, o Governo do MS e o homem do campo. “A segurança rural era um setor totalmente esquecido, mas agora nosso atual governador tomando essa iniciativa, montando essa delegacia nova, o produtor rural vai se sentir um pouco mais alvejado. O sindicato está colocando à disposição todo seu aparato jurídico, para que promova desde o boletim de ocorrência, o acompanhamento, levar ao conhecimento do delegado, acompanhar as investigações e tudo o que for necessário, vamos trabalhar em conjunto”, frisou.
Atribuições da DELEAGRO
A Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato Dr. Mikaill Alessandro Gouvea Faria (DELEAGRO) foi criada através do decreto nº 15.659, de 27 de abril de 2021. A Especializada tem circunscrição em todo o Estado e atua de forma concorrente com as demais delegacias.
Dentre suas competências está reprimir e exercer as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal dos crimes patrimoniais relacionados a semoventes domesticáveis de produção, especialmente o abigeato e demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especificamente os que tenham por objeto material a subtração de insumos, defensivos e maquinários agrícolas
De acordo com o parágrafo único do decreto, consideram-se como crimes de abigeato de maior repercussão aqueles de autoria desconhecida, em quantidade superior a 50 cabeças de semoventes domesticáveis de produção e demais delitos relacionados à atividade rural, cujos objetos materiais subtraídos tenham valores superiores a 2000 Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS), na data do fato.
Serviço
A DELEAGRO está situada na Rua Mário Edson de Barros, 121, Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
A Especializada está sob responsabilidade do delegado titular Mateus Zampieri Nogueira e delegado adjunto Pablo Gabriel Farias da Silva.
O telefone de contato para denúncias é: (67) 99225-6397 (ligação/whats app). O site da Polícia Civil é: www.pc.ms.gov.br e o e-mail da DELEAGRO é: deleagro@pc.ms.gov.br













