Campo Grande (MS): A delegada titular da Delegacia Especialidade de Atendimento à Mulher – Deam – Fernanda Felix concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (22) na rádio FM Morena Rádio Easy 107.1. Na ocasião, a delegada falou sobre o trabalho da Deam nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciados na segunda-feira (18). A Casa da Mulher Brasileira foi o local de lançamento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
As ações envolvem a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – Deam, 3ª Vara de ViolênciaDoméstica, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ministério Público e Defensoria Pública.
Conforme a delegada titular da Deam – Fernanda o papel das instituições na abertura dos 16 dias de ativismo é ajudar a mulher a denunciar. Ela destacou que, no Mato Grosso do Sul, de janeiro a outubro deste ano, a Polícia Civil registrou 15.280 boletins de ocorrência envolvendo crimes cometidos no ambiente doméstico familiar. Destes, 5.220 registros foram realizados na Deam, sendo que o crime mais registrado é o de ameaça.
A delegada considera como um bom sinal o aumento deste tipo de registro. “Aqui formamos uma engrenagem. Todas as instituições trabalham em conjunto, em harmonia, com um único objetivo: ajudar a mulher a sair do ciclo da violência doméstica (…) Isso significa que ao primeiro sinal de violência a mulher já está procurando ajuda para quebrar o ciclo da violência doméstica”, destacou.
Hoje, a Especializada estará hoje nas Moreninhas fazendo orientação às mulheres daquele bairro. O local de atendimento será na 4ª Delegacia de Polícia, localizada na rua Barreiras, 748, Moreninhas II.