Campo Grande (MS) – A internet e as redes sociais são maravilhosas ferramentas criadas no mundo moderno, permitindo que milhares de pessoas mantenham contato em tempo real, mesmo estando à quilômetros de distância, além disso transformou as transações bancárias e as negociações empresariais, gerando ganhos incalculáveis aos consumidores.
Mas junto com todos esses benefícios da revolução tecnológica, vieram alguns problemas como, por exemplo, os cibercrimes ou crimes virtuais, que colocaram o Brasil como o segundo do mundo em fraudes bancárias online e malware financeiro. Crimes estes que geram prejuízos anuais superiores a R$ 30 bilhões.
Entre os principais crimes cometidos no mundo virtual estão roubos de valores, de propriedade intelectual ou informações confidenciais, manipulação financeira e danos à reputação de marcas, que tem como principais vítimas pequenas e médias empresas e pessoas físicas.
Os crimes virtuais e os riscos para a segurança advindos da revolução tecnológica são temas do programa Segurança em Pauta desta semana, que entrevista o delegado da Polícia Civil Camilo Kettenhuber Cavalheiro. Confira nesta terça-feira, às 18h30 na TV Educativa, no canal 4.1 da TV aberta e no canal 15 da Net. O programa será reapresentado no sábado às 21h.