CAMPO GRANDE (MS): A Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência da Auditoria-Geral do Município da Prefeitura de Campo Grande destacou, por meio de relatório de uma Auditoria Operacional com o tema Suscetibilidade a Fraude e Corrupção no poder executivo de Campo Grande, a inciativa promovida pela Corregedoria do Detran/MS, que promove investigação prévia de qualquer suspeita de ilícito que tenha sido aportado na organização, autuando, registrando e controlando as providências.
A Corregedoria do órgão é composta por Delegado e Agentes da Polícia Civil e funcionários do órgão.
O protocolo de registro de ocorrência de possíveis irregularidades é transformado em procedimento de apuração preliminar, com a distribuição dos expedientes no mesmo dia de entrada no órgão e com controle da produção individual dos servidores encarregados das investigações.
De acordo com a Auditoria Operacional do Município, a Corregedoria do Detran/MS realizou a autuação de mais de 2.500 procedimentos entre os anos de 2015 e 2017. Indícios e práticas de crimes realizados pelos servidores são tratados por sua corregedoria em cooperação com a polícia especializada, sendo que os casos suspeitos cometidos por pessoal alheio ao quadro de servidores são encaminhados diretamente à polícia.
A Controladoria destaca ainda que todos os processos administrativos e sindicâncias dos últimos dois anos foram finalizados em até 90 dias e reforça que atuação tem gerado resultados como imposição de sanções a servidores que tenham realizado irregularidades, inclusive seu desligamento da organização.