Bataguassu (MS): O município de Bataguassu aparece em primeiro lugar entre os municípios do Estado no ranking divulgado pelo Conselho Federal de Administração através do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA).
Desenvolvido para avaliar a gestão pública dos municípios brasileiros, o IGM-CFA é elaborado tendo como base as dimensões fiscais, de gestão e de desempenho do município. Dentro deste tripé, são analisados diferentes indicadores que influenciam na posição nacional de cada cidade avaliada. O ranking ajuda a identificar quais osmunicípios desenvolvem ou não uma boa gestão, permitindo ainda que seus gestores e cidadãos possam corrigir ou melhorar os aspectos negativos.
Com base nos indicadores, Bataguassu recebeu 0.685 de pontuação, alcançando o primeiro lugar no Estado. Considerando o ranking nacional, por sua vez, o município está em 30º lugar. Entre os aspectos analisados, Bataguassu aparece em 0.567 em dimensão fiscal; 0.840 em gestão e 0.648 em desempenho. (Informações detalhadas podem ser acessadas pelo link http://cgp.cfa.org.br/igm/lista.php).
O modo de administrar do prefeito do município de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), também eleito presidente da Assomasul – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, e Delegado de Polícia, elevou a cidade em importantes colocações recentemente.
O Delegado Caravina assumiu a primeira gestão em 2013 a 2016, e agora está em seu segundo mandato, 2017 a 2020.
“Na administração pública, ser um ‘delegado dinâmico’ é tratar as pessoas sempre com a verdade. Saber dizer sim e não. Não inventar histórias e não prometer o que não dá para cumprir. E claro, o conhecimento jurídico de Delegado me permite apurar melhor as coisas, e auxiliar o setor de licitação, por exemplo. Assim classifico esse “dinâmico”, como austero,responsável tem me ajudado muito na administração.
As relevantes colocações de Bataguassu nos consideráveis rankings nacionais são frutos de empenho, muito trabalho e técnicas de gestão”. Finaliza Caravina.