CAMPO GRANDE (MS) – A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através do assessor do Departamento de Polícia da Capital – DPC, Delegado Wellington de Oliveira, ministrou na manhã desta quarta-feira (29), palestra sobre prevenção primária na segurança pública, para funcionários da Cativa – indústria têxtil, localizada no núcleo industrial da Capital.
Durante o ciclo de palestras várias dúvidas dos trabalhadores presentes foram sanadas, inclusive com relatos de situações concretas e orientações de como os cidadãos devem proceder em possíveis ocorrências.
O objetivo da palestra é falar sobre pequenas atitudes que no final fazem grandes diferenças e dificulta a ação dos bandidos.
Com o objetivo de construir uma cultura de prevenção, onde todos participam com o intuito de dar uma qualidade de vida melhor no aspecto da segurança pública para toda a sociedade, medidas básicas de prevenção que reduzem oportunidades para a ação de delinquentes foram apresentadas.
De acordo com o Delegado, a prevenção primária também precisa ser rotina em algumas situações do dia-a-dia como: evitar deixar objetos de valor no interior de seu carro; estacionar sempre em lugar movimentado e iluminado; manter a porta da garagem sempre fechada; evitar a conversa com pessoas estranhas dentro ou fora do banco; ter um sistema de alarme e cão de guarda na residência; não carregar objetos de valor ou grandes quantias em dinheiro; manter a bolsa sempre a frente do corpo e o mais importante de tudo, não reagir em nenhuma circunstância caso seja vitima de ações dos bandidos.