Campo Grande (MS) – A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Atendimento Psicossocial (Ceapoc), promove nesta quarta-feira (30), o workshop Mundo Vuca que fala sobre mudanças e ensina os servidores da instituição a lidar com os novos tempos.
As facilitadoras Isabela Chena e Debora Azevedo, que são acadêmicas de psicologia, irão falar sobre as incertezas que a sociedade vive, as dificuldades e as novas configurações da comunicação e da aprendizagem.
Também serão mostradas formas para os policiais desenvolverem habilidades para se adaptarem as transformações que a sociedade vive e lidar com inúmeras mudanças e incertezas, por meio do desenvolvimento e aplicação de conceitos importantes, tanto no campo individual como coletivo, como a flexibilidade, resiliência, paciência, multidisciplinaridade, entre outros.
O workshop Mundo Vuca acontece nesta quarta-feira (30), às 8h30, na sede do Ceapoc, na Rua Amazonas, número 523, no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Informações e inscrições pelos telefones (67) 33845427 e (67) 3325-2954, ou ainda pelo celular (67) 9 9126-2795.
Vuca
Vuca ou Vica é a abreviação de quatro características presentes na atualidade: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
O termo surgiu na década de 90 no ambiente militar: O U.S. Army War College (instituição educacional do exército dos E.U.A.), que utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria.
Vuca aplica-se inteiramente ao ambiente organizacional atual, gerando novos desafios, seja para os profissionais, como para as organizações, vindo a exigir maior empenho na tomada de decisões.
Os impactos do Mundo Vuca nas organizações são os contratempos encontrados para realizar planejamentos diante de tanto dinamismo e mudanças de cenários: na economia, nas novas maneiras de aprender, nas redes de comunicação, etc.